Pesquisa e Inovação

Pesquisas do Doutorado Latino-americano em Educação serão debatidas em seminário

Na abertura, João Antonio de Paula, da Face, vai falar sobre democracia na América Latina

Logomarca do Doutorado Latino-americano em educação
Logomarca do programaDivulgação

Espaço para debate de projetos de pesquisa e compartilhamento de avanços e inquietações dos estudantes é uma boa definição para o Seminário de Teses do Doutorado Latino-americano em Educação, que chega à terceira edição e será realizado nas próximas quinta e sexta-feira, 26 e 27 de outubro, na Sala de Teleconferências da Faculdade de Educação (FaE).

Além dos atuais doutorandos, estarão presentes ao evento egressos do programa e docentes de diversas unidades da UFMG. “A participação no seminário fortalece os estudantes, que ganham interlocutores e descortinam possibilidades”, afirma a professora Livia Fraga, coordenadora do doutorado.

O seminário será aberto pelo professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas, que fará palestra sobre Política e democracia na América Latina hoje. A apresentação terá início às 9h. Na tarde de quinta-feira e ao longo do dia de sexta, debatedores vão compor quatro mesas sobre Universidade e interculturalidade, Relações étnico-raciais, educação do campo e educação popular, Educação antiautoritária e matemática e Cinema, docência e representação social. Serão apresentados trabalhos sobre as realidades de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Peru.

As atividades do seminário serão transmitidas pelo canal da FaE noYoutube.

Cooperação internacional

Criado em 2009, o Doutorado Latino-americano em Educação já formou 22 doutores e conta hoje com 26 alunos. O processo seletivo para 2018 teve 50 inscritos, que concorrem a 13 vagas. Entre doutores formados e doutorandos, há pesquisadores de Colômbia, Peru, Equador, Cuba, Argentina e Chile, além de brasileiros. 

A iniciativa tem o intuito de ampliar o intercâmbio entre países da região, por meio do trabalho conjunto de formação de pesquisadores nos campos das políticas educativas e da profissão docente.

O doutorado integra o Programa de Pós-graduação em Educação e está inserido em acordo de cooperação entre a Oficina Regional de Educação e o Instituto de Educação Superior da Unesco para América Latina e Caribe, a Red Kipus e as universidades Pedagógica Nacional do México, Pedagógica Experimental Libertador da Venezuela, Pedagógica Nacional da Colômbia e Pedagógica Nacional de Honduras.