Seminário vai divulgar novos paradigmas que regem a assistência ao parto

Modelo incorporado pelas enfermeiras obstétricas busca reduzir cesarianas e fortalecer o trabalho em equipe

Cuidados com o recém-nascido devem ser baseados em evidências científicas
Cuidados com o recém-nascido devem ser baseados em evidências científicas Sidney Oliveira / Agência Pará / Fotos Públicas / 13.05.2017

Na próxima segunda-feira, 23 de abril, das 8h às 17h, será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, oSeminário do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras (os) Obstétricas(os) com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha. Nesta edição, o tema será Paradigmas na assistência ao parto e nascimento nos hospitais universitários: desafios e perspectivas do trabalho em equipe.

O evento tem o objetivo de divulgar a evolução das práticas previstas no novo modelo de atenção à saúde da mulher e ao recém-nascido, incorporadas pelas enfermeiras obstétricas. Tais procedimentos visam melhorar a qualidade na assistência ao parto, a redução de cesarianas desnecessárias e o fortalecimento do trabalho em equipe e integrado. “É um modelo centrado no cuidado da mulher, do recém-nascido e da família, garantindo seus direitos por meio de condutas e cuidados baseados em evidências científicas”, informa Regiane Prado Ribeiro, enfermeira obstétrica do Hospital das Clínicas da UFMG (HC) e uma das coordenadoras do evento.

O seminário pretende ampliar o debate sobre a importância da adoção das boas práticas assistenciais, do respeito e da articulação de saberes dos profissionais envolvidos no cuidado obstétrico.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até sábado, 21 de abril, pelo e-mail seminariopartoenascimentohc@gmail.com. Os interessados também poderão se inscrever pessoalmente no dia do evento, na recepção do Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

O seminário é organizado pelas Enfermeiras Obstétricas Aprimoradas da Maternidade Otto Cirne, do Hospital das Clínicas da UFMG, e conta com apoio da diretoria do HC, do Departamento Materno-infantil e de Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e do Hospital Sofia Feldman.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem