'Sempre vim para a Escola de Arquitetura como quem vai para casa', afirma novo diretor em cerimônia de posse
![Luana Macieira / UFMG Mauricio Campomori, Frederico Tofani, Jaime Ramírez, Sandra Goulart Almeida, Paulo Gustavo von Krüger e Rita de Cássia Lucena](https://ufmg.br/thumbor/_x_ekVqWlpGav49O0jRZeOcRRGg=/0x66:2052x1433/712x474/https://ufmg.br/storage/d/f/a/8/dfa8abffb7faf078dd353cb5f6a4dd08_14728471220354_2091590612.jpg)
Os professores Mauricio José Laguardia Campomori e Rita de Cássia Lucena Velloso tomaram posse na noite de ontem, 1º de setembro, como diretor e vice-diretora, respectivamente, da Escola de Arquitetura da UFMG. A cerimônia contou com a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Os novos diretores assumem os cargos até então ocupados por Frederico Tofani e Paulo Gustavo von Krüger.
Segundo Mauricio Campomori, a direção da Escola de Arquitetura é um compromisso que será assumido com muita alegria. O diretor, que ingressou na Unidade em 1984, ainda como estudante de graduação, contou que o ambiente universitário sempre desempenhou papel importante em sua vida. “Dia após dia, eu vinha para a Escola de Arquitetura como quem vai para casa. Esse sentimento nunca mudou, então é com muito prazer que assumo o compromisso de dirigir a escola.”
![Luana Macieira / UFMG Campomori: educação como instrumento de intervenção no mundo](https://ufmg.br/thumbor/IBTf9CmNddjPi_OYYn8cOEqyJjg=/150x0:2282x3269/352x540/https://ufmg.br/storage/c/f/4/7/cf475d37d012e4d075d76c2345ab4311_14728472047127_932237005.jpg)
O novo diretor destacou que a universidade não deve ser vista apenas como espaço formal de ensino, mas como ambiente que possibilita que a educação atue como instrumento de intervenção no mundo. “Queremos retomar o protagonismo que a Escola de Arquitetura já teve, baseados na ideia de direito à cidade. Esse direito unifica os grupos sociais, e a nossa escola não pode compactuar com a ideia de que a cidade seja construída como investimento. A cidade deve se construída para as pessoas”, defendeu.
![Luana Macieira / UFMG Frederico Tofani: infraestrutura maior é necessária](https://ufmg.br/thumbor/gLeLvqL_tO9J5RtAZV1pPDzNUR0=/467x0:2066x2453/352x540/https://ufmg.br/storage/f/a/5/2/fa529f3294f3d20ddb6177959bdf6b1b_14728474230839_2039156332.jpg)
Frederico Tofani, que deixa o cargo, destacou os desafios que a nova gestão vai enfrentar para dar continuidade ao crescimento da Escola em meio à atual crise econômica e política brasileira.
“Hoje somos 1.600 professores, estudantes e servidores que interagem no ambiente físico da Escola de Arquitetura. Com a oferta do curso de Arquitetura e Urbanismo noturno e do curso de Design, é necessária uma infraestrutura que atenda melhor a esses novos alunos, principalmente se considerarmos o novo cenário político e a PEC 241/2016, que reduz o investimento na educação”, afirmou.
Tempos nebulosos
Emocionado, o reitor Jaime Ramírez também se manifestou sobre o atual momento político. Para ele, o Reuni – programa de expansão das universidades federais – e outras conquistas importantes dos últimos anos estão ameaçados. “São tempos nebulosos, marcados por ataques à democracia e à Constituição. Os avanços sociais e o ensino superior gratuito estão em risco. Precisamos resistir em nome do ensino público gratuito. A UFMG já deu provas de sua resiliência e não falhará”, concluiu.
Os diretores
Mauricio Campomori é graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Arquitetura (1999) e doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Projetos, atua no ensino de arquitetura, sobretudo, nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo e arquitetura e cultura.
Arquiteta formada pela UFMG, Rita de Cássia Velloso é mestre e doutora em Filosofia, também pela Universidade, com estágio doutoral na McGill University (Montreal, Canadá). Integra o Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e também leciona na PUC Minas. Coordena o Grupo de Pesquisa Cosmopólis (CNPq), sediado na UFMG. Sua atuação está concentrada nas áreas de teoria da arquitetura, história e teoria da cidade.