Institucional

'Sempre vim para a Escola de Arquitetura como quem vai para casa', afirma novo diretor em cerimônia de posse

Mauricio Campomori, Frederico Tofani, Jaime Ramírez, Sandra Goulart Almeida, Paulo Gustavo von Krüger e Rita de Cássia Lucena Luana Macieira / UFMG

Os professores Mauricio José Laguardia Campomori e Rita de Cássia Lucena Velloso tomaram posse na noite de ontem, 1º de setembro, como diretor e vice-diretora, respectivamente, da Escola de Arquitetura da UFMG. A cerimônia contou com a presença do reitor Jaime Ramírez e da vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Os novos diretores assumem os cargos até então ocupados por Frederico Tofani e Paulo Gustavo von Krüger.

Segundo Mauricio Campomori, a direção da Escola de Arquitetura é um compromisso que será assumido com muita alegria. O diretor, que ingressou na Unidade em 1984, ainda como estudante de graduação, contou que o ambiente universitário sempre desempenhou papel importante em sua vida. “Dia após dia, eu vinha para a Escola de Arquitetura como quem vai para casa. Esse sentimento nunca mudou, então é com muito prazer que assumo o compromisso de dirigir a escola.”

Campomori: educação como instrumento de intervenção no mundo
Campomori: educação como instrumento de intervenção no mundo Luana Macieira / UFMG

O novo diretor destacou que a universidade não deve ser vista apenas como espaço formal de ensino, mas como ambiente que possibilita que a educação atue como instrumento de intervenção no mundo. “Queremos retomar o protagonismo que a Escola de Arquitetura já teve, baseados na ideia de direito à cidade. Esse direito unifica os grupos sociais, e a nossa escola não pode compactuar com a ideia de que a cidade seja construída como investimento. A cidade deve se construída para as pessoas”, defendeu.

Frederico Tofani: infraestrutura maior é necessária
Frederico Tofani: infraestrutura maior é necessária Luana Macieira / UFMG

Frederico Tofani, que deixa o cargo, destacou os desafios que a nova gestão vai enfrentar para dar continuidade ao crescimento da Escola em meio à atual crise econômica e política brasileira.

“Hoje somos 1.600 professores, estudantes e servidores que interagem no ambiente físico da Escola de Arquitetura. Com a oferta do curso de Arquitetura e Urbanismo noturno e do curso de Design, é necessária uma infraestrutura que atenda melhor a esses novos alunos, principalmente se considerarmos o novo cenário político e a PEC 241/2016, que reduz o investimento na educação”, afirmou.

Tempos nebulosos

Emocionado, o reitor Jaime Ramírez também se manifestou sobre o atual momento político. Para ele, o Reuni – programa de expansão das universidades federais – e outras conquistas importantes dos últimos anos estão ameaçados. “São tempos nebulosos, marcados por ataques à democracia e à Constituição. Os avanços sociais e o ensino superior gratuito estão em risco. Precisamos resistir em nome do ensino público gratuito. A UFMG já deu provas de sua resiliência e não falhará”, concluiu.

Os diretores

Mauricio Campomori é graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestre em Arquitetura (1999) e doutor em Educação pela UFMG. Professor do Departamento de Projetos, atua no ensino de arquitetura, sobretudo, nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo e arquitetura e cultura.

Arquiteta formada pela UFMG, Rita de Cássia Velloso é mestre e doutora em Filosofia, também pela Universidade, com estágio doutoral na McGill University (Montreal, Canadá). Integra o Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e também leciona na PUC Minas. Coordena o Grupo de Pesquisa Cosmopólis (CNPq), sediado na UFMG. Sua atuação está concentrada nas áreas de teoria da arquitetura, história e teoria da cidade.