Arte e Cultura

Som e Gesto no Palco une música e teatro em residência do Festival de Inverno

Atividade foi ministrada pelo professor de Música e performer argentino Damián Kees

Como parte da programação do 51º Festival de Inverno da UFMG, o Centro Cultural UFMG recebeu a residência em música e teatro ‘‘Som e Gesto no Palco’’, ministrada pelo professor Damián Kees, diretor do Instituto Superior de Música da Universidade Nacional do Litoral (Argentina). Kees, que é compositor e performer, trabalhou com os participantes diversos exercícios práticos e abordagens conceituais sobre musicalidade e expressão corporal.

Segundo ele, ‘‘através de recursos como a repetição, a reiteração, a improvisação guiada e a análise de obras de teatro musical contemporâneo, a residência teve como objetivo a produção de peças de criação coletiva que articularam o som e o gesto em cena como uma unidade’’. O professor frisa que gestualidade e composição musical são matérias primas para a criação cênica, e devem ser trabalhadas de maneira horizontal.

Entrevistado: Damián Kees, prof. Música - Universidade do Litoral (AR).
Equipe: Leonardo Milagres (produção); Marden Ferreira (reportagem); Antônio Soares (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).