Coberturas especiais

Suíte Capoeira abre o 13º Festival de Verão da UFMG

Apresentação une orquestra a instrumentos eruditos

Show apresenta roda de capoeira acompanhada de orquestra
Show apresenta roda de capoeira acompanhada de orquestra Divulgação

A 13ª edição do Festival de Verão da UFMG já começou. Oficinas e outras atividades já estão sendo realizadas e, a partir das 19h, haverá a abertura oficial do evento. Com o tema ‘Desaplanando Horizontes’, a programação deste ano foi pensada para ajudar os participantes a “ver pelos olhos do outro”, possibilitando nas pessoas a mudança de percepções. Um dos eventos da abertura de logo mais é o concerto Suíte Capoeira. Em uma tradicional roda de capoeira, o show une os sons de berimbau, atabaque e agogô a diversos instrumentos típicos de orquestra. A obra começou a ser construída em 2012, pelo compositor Rafael Calaça, em estudos com o Quarteto de Cordas UAI (União dos Artistas Internacionais), composto de músicos da Filarmônica de Minas Gerais. Também foi tema da pesquisa '[Com]textura da música e a capoeira', defendida, em 2016, na Escola de Música da UEMG, e estreou em julho de 2017, na abertura do 43º Festival de Inverno de Itabira. 

O músico, compositor, regente e diretor artístico da Suíte Capoeira, Rafael Calaça, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 11.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A apresentação de Suíte Capoeira é nessa segunda, às 19h, na abertura do 13º Festival de Verão, no Centro Cultural UFMG -  Av. Santos Dumont, 174, Centro. A participação é gratuita e a classificação indicativa é livre.  A programação completa do 13º Festival de Verão da UFMG você encontra no www.ufmg.br/festivaldeverao.

Produção: Gabriela Augustha, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael