Notícias Externas

Teatro do Comum completa 15 anos e inicia as comemorações com temporada gratuita da peça Fauna

Grupo formado por ex-alunos da UFMG tem 8 espetáculos autorais e 6 livros publicados na carreira

Grupo Quatroloscinco: Maria Mourão, Assis Benevenuto, Rejane Faria, Marcos Coletta e Ítalo Laureano.
Grupo Quatroloscinco: Maria Mourão, Assis Benevenuto, Rejane Faria, Marcos Coletta e Ítalo Laureano. Foto: Luiza Palhares

O Quatroloscinco Teatro do Comum está completando 15 anos. Criado em 2007, o grupo mineiro constrói um trabalho de pesquisa e prática artística pautado na criação coletiva e na dramaturgia autoral contemporânea. Com apresentações em mais de 70 cidades, passando por 20 estados do Brasil e países como Cuba, Argentina e Uruguai, o Quatroloscinco comemora os 15 anos de história neste mês com uma programação de apresentações, bate-papos e intercâmbios, que celebram o repertório de 8 espetáculos e 6 publicações de livros. Estreando a programação, os artistas apresentam, neste fim de semana, o espetáculo Fauna. A peça fica em cartaz até domingo, 10, sempre às 19h30, na Funarte - Rua Januária, 68, Centro. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no local, 1 hora antes do evento. A Funarte tem lotação máxima de 80 pessoas. No sábado, 9, será realizado, às 15h30, um bate-papo com o Grupo Quatroloscinco e com a crítica e pesquisadora Julia Guimarães Mendes, falando sobre as relações com o público na cena convivial. Conversa também com entrada franca. Mai informações no @quatroloscinco e no site.

O programa  Expresso 104,5 conversou sobre trajetória e as comemorações do Grupo Quatroloscinco com o ator e dramaturgo Marcos Coletta.

Ele explicou que a principal característica do grupo é mesmo a criação coletiva, "que é, basicamente, a não divisão de funções, então nós assinamos juntos o texto, a direção do espetáculo, é bem característico do grupo". Marcos Coletta contou que o grupo montou uma editora para publicar as dramaturgias de seus espetáculos. "A gente entendeu, lá em 2014, que a gente gostaria muito de publicar nossos espetáculos. Porque a gente trabalha com a dramaturgia autoral, são textos inéditos, e no Brasil, principalmente, a publicação de dramaturgia autoral, contemporânea, ainda é muito pequena. Então, em 2014 um dos integrantes do Quatroloscinco, junto com um amigo nosso, fundaram a editora Javali, que é especializada em teatro. E hoje a Javali é um projeto irmão do Quatroloscinco  e publica textos teatrais de todo o país."

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

A UFMG Educativa lembra que a pandemia não acabou. Se for prestigiar o evento, vá de máscara e higienize as mãos com frequência. Se estiver com sintomas de gripe ou covid-19,opte por ficar em casa.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória