Pesquisa e Inovação

Tecnologia de desinfecção de ar a baixo custo é desenvolvida pela UFMG

Professor da Escola de Belas Artes Alexandre Leão, coordenador do Laboratório de Documentação Científica por Imagem e um dos envolvidos no projeto, falou com o programa Conexões

Desde o início da pandemia de covid-19, a UFMG criou e se engajou em projetos que pudessem conter os avanços da crise sanitária no país. Um desses projetos resultou em uma tecnologia de desinfecção de ar que inativa vírus e bactérias. O projeto conta com mais de dez pesquisadores, de diferentes áreas, que desde abril do ano passado estão trabalhando no desenvolvimento de um aparelho similar a um ventilador que filtra o ar, livrando-o dos microrganismos. A tecnologia já foi testada e apresenta entre 85% e 95% de eficácia e em breve deve estar disponível para produção de empresas e instituições.  

O professor da Escola de Belas Artes da UFMG Alexandre Leão, coordenador do Laboratório de Documentação Científica por Imagem e um dos envolvidos no projeto, falou sobre a tecnologia, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 18.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Flora Quaresma, sob orientação de Luíza Glória