Notícias Externas

Tecnologias de incentivo à leitura chegam à Biblioteca Pública Estadual em BH

Plataformas ficarão disponíveis a partir deste sábado, 11, para uso dos visitantes da biblioteca

OMEC é uma das plataformas que estará disponível na Biblioteca Pública Estadual, em BH
OMEC é uma das plataformas que estará disponível na Biblioteca Pública Estadual, em BH Divulgação / BiblioHack Lab

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe neste fim de semana dois novos dispositivos portáteis e interativos de leitura, disponíveis para uso e teste pelo público. Essas ferramentas foram criadas durante a primeira edição do programa Bibliohack Lab, uma residência criativa on-line com o objetivo de provocar uma experiência de interação com a literatura e usar a tecnologia como uma forma de incentivo à leitura. 

Um desses dispositivos é o Objeto Multissensorial de Experimentação Colaborativa (OMEC), desenvolvido pelo Mudalab, pelo Coletivxs e pelo Periferia Sustentável. A ferramenta é uma maleta-jogo, que apresenta uma história interativa do livro 1984, de George Orwell. A maleta traz perguntas provocadoras sobre temas como distopias e manipulação de informação, e relaciona os temas do livro com questões atuais. De acordo com a interação e com as respostas do usuário, a jornada toma diferentes rumos, com finais alternativos.

Nesta quinta-feira, 9, o integrante do Muda LAB, Guilherme Kominami, um dos criadores do OMEC, conversou com a apresentadora Michelle Bruck, no programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael