Notícias Externas

Tensão entre Rússia e Ucrânia é tema de entrevista no programa Conexões

Professor de ciência política da UFMG, Lucas Rezende, recapitula conflito e reflete sobre contexto de encontro do presidente Jair Bolsonaro com representantes da Rússia

Nas últimas semanas, o mundo tem acompanhado de forma apreensiva a crise entre os governos da Rússia e da Ucrânia. Segundo estimativas estadunidenses, o presidente russo Vladimir Putin teria reunido mais de 100 mil soldados na fronteira ucraniana, levantando temores de uma possível invasão. Os dois países fazem parte do leste europeu e estão culturalmente ligados há mais de 10 séculos. Ambos também já estiveram politicamente unidos durante períodos da Rússia Imperial e como repúblicas da ex-União Soviética, no século 20. 

Desde 1991, a partir do colapso soviético, os países se formalizaram como governos soberanos e já passaram por períodos de proximidade, mas também de tensões e hostilidade. Nos últimos anos, a aproximação do governo ucraniano a forças ocidentais como os Estados Unidos e a União Europeia tem repercutido de forma negativa entre os russos, que enxergam a Ucrânia e outros países do leste europeu como parte de sua esfera de influência. 

Essa não seria a primeira vez que a Rússia ameaça e cumpre invasões no território ucraniano. Em 2014, os conflitos levaram à invasão e anexação da Crimeia, região litoral da Ucrânia de maioria etnicamente russa. A relação entre os países continuou a se deteriorar em meio à guerra civil no leste da Ucrânia, com grupos separatistas da região de Donbass financiados pelo governo russo. Neste ano, a pressão militar da Rússia começou após negociações da Ucrânia para se unir à Otan, aliança militar criada pelos Estados Unidos com países parceiros na Europa. 

Desde então, o presidente americano Joe Biden, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o chanceler alemão Olaf Scholz estiveram em negociações para resolver o conflito de forma diplomática. Na manhã desta terça-feira, 15, Vladimir Putin anunciou a retirada de parte das tropas da fronteira da Ucrânia. Mas a notícia foi recebida com ceticismo por líderes ocidentais, que ainda negociam a retirada total das forças militares. 

Em meio à crise, o presidente Jair Bolsonaro chegou ontem a Moscou, capital da Rússia, para um encontro com Putin. Bolsonaro também deve se encontrar com empresários e o presidente da Câmara dos Deputados russa. O conflito com a Ucrânia, até o momento, não foi mencionado. Nesta quarta-feira, 16, o programa Conexões recebeu o professor de ciência política da UFMG, Lucas Rezende, para compreender melhor o contexto dessa viagem e o conflito entre Ucrânia e Rússia.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael