Extensão

Teoria do 'design inteligente' será tema do Café Controverso deste sábado

Debate reunirá professores da UFMG e do IFNMG, no Espaço do Conhecimento

d
Yurij Castelfranchi: ciência deve destruir dogmasFoto: Sara Grunbaum / UFMG

A Teoria da Evolução proposta pelo naturalista britânico Charles Darwin é hoje a mais aceita para explicar a origem das espécies. No entanto, a corrente do Design Inteligente que há uma mente privilegiada envolvida na formação do universo e dos seres vivos.

Essa questão será debatida na próxima edição do Café Controverso. Com o tema A polêmica do Design Inteligente: Deus tem espaço na ciência?, o evento será no sábado, 15, às 10h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Participam do debate Yurij Castelfranchi, diretor de Divulgação Científica e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFMG, e André Silva de Oliveira, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Divindade 
André Oliveira defende que a vida foi planejada por um agente “acima da natureza”. “Ainda que não seja possível afirmar qual o ente responsável pelo planejamento, trata-se de uma mente com atributos distintos dos nossos, como uma divindade”, sustenta.

Yurij Castelfranchi vê o embate entre o Evolucionismo e o Design Inteligente de forma positiva. “O papel mais democrático da ciência é destruir os dogmas para que sempre haja espaço para a dúvida. O cientista deve ser cético até em relação às suas próprias hipóteses”, observa.

O público poderá participar com perguntas aos palestrantes. O Café Controverso fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.