Arte e Cultura

Terceira edição da Revista Chama será lançada na 'festa' do livro independente

Ainda nesta semana, evento organizado pela Fale abrigará palestra sobre edições indígenas e mesa-redonda sobre obras fora do circuito 'mainstream'

Revista Chama foi criada pela jornalista e pesquisadora Flávia Denise em 2016, com vistas a abrir espaço para novos autores locais e promover a circulação de textos no formato impresso em Belo Horizonte
Jornalista e pesquisadora Flávia Denise com exemplar da Revista Chama Foto: Divulgação

A programação da primeira Festa do Livro Independente (Flinde) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG prossegue nesta semana. O auditório 2001 da unidade recebe nesta terça-feira, 29, às 19h, os pesquisadores Alice Bicalho e José de Souza Muniz Jr. para uma mesa-redonda com o tema As edições independentes em perspectiva. A participação no evento é aberta ao público amplo, assim como ocorre em toda a programação da mostra.

José de Souza Muniz Jr. é autor de Tinha um editor no meio do caminho: questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual (Editora Artigo A, 2018), livro em que investiga, em vez dos produtos, os processos produtivos do mundo editorial. Doutor em Sociologia e mestre em Ciências da Comunicação, Muniz Jr. é professor e pesquisador no Departamento de Linguagem e Tecnologia (Deltec) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), tendo trabalhado por dez anos como profissional do mercado editorial.

Alice Bicalho também já atuou em diversas casas editoriais, como as editoras RHJ, Fino Traço, Civilização Brasileira, Paz e Terra e José Olympio. Doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG, ela fundou a Curva Editorial, empresa que visa atuar não apenas como editora, mas como escola e “produtora de experiências partilhadas”, como se descreve em seu site.

Edições indígenas
No dia seguinte, quarta-feira, 30, às 21h, o mesmo auditório 2001 receberá Guilherme Trielli Ribeiro, professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE), para uma palestra sobre edições indígenas. Por fim, no encerramento da programação da semana, o Centro de Memória sedia – dia 1º de dezembro, quinta, às 16h – o lançamento do terceiro número da revista de literatura Chama: prosa & poesia em circulação, evento que contará com a participação das editoras Flávia Denise de Magalhães (prosa) e Val Prochnow (poesia) e do design da publicação, Mário Vinícius.

Mário Vinícius, design da publicação, apresenta o terceiro número da revista Chama
Mário Vinícius, design da publicação, apresenta o terceiro número da revista Chama Foto: Divulgação

‘Anticapitalismo e estranhamento’

Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a revista Chama: prosa & poesia em circulação chegou à sua terceira edição, superando a sina de publicações de literatura e cultura brasileiras que não raro se veem fadadas, pela falta de apoio e incentivo financeiro, a morrerem nos seus primeiros números.

Ao contrário, a “chama” da publicação segue mais forte do que nunca: publicada em 2020 logo após o lançamento do segundo número, a chamada de textos para a terceira edição recebeu mais de 250 inscrições, das quais 234 foram validadas. Destas, 20 textos foram selecionados para compor o novo volume, que acaba de ser tirado do prelo pela Impressões de Minas, gráfica e editora que também participa da Festa do Livro Independente.

Flávia Denise e Val Prochnow contam como a história da edição acabou atravessada pela pandemia. “O chamado para a publicação atual aconteceu em um momento em que ainda não havia como prever o futuro. Devido às circunstâncias de isolamento e insegurança, o processo seletivo pediu licença para se prolongar”, dizem as editoras, que nesta edição convocaram o especialista em literatura e revisão de textos Thiago Pimentel para colaborar na edição de poesia. “Tomamos nosso tempo e deixamos o tempo nos tomar”, afirmam, buscando explicar o arco mais longo da chamada à publicação, tendose em vista que a Revista Chama se pretende anual.

As editoras ainda explicam o singular modo da concepção do mote temático de cada número da revista – anticapitalismo e estranhamento – nesta terceira edição. “Assim como no número anterior, em que não havíamos predeterminado nenhum eixo temático para a revista, desta vez, iniciada a leitura dos textos inscritos, também deixamos que as vozes fossem falando por si, tanto isoladamente quanto no conjunto que, pouco a pouco, ia se delineando. À medida que avançávamos no processo, a justaposição dos textos que selecionávamos, como uma constelação, começava a formar um desenho mais nítido, cujos traços, desta vez, são guiados por dois temas principais, urgentes e interpenetrantes”, explicam.

Revista: Chama: prosa & poesia em circulação #3
Organizadores: Flávia Denise e Val Prochnow
Distribuição gratuita / 96 páginas
Tiragem: 1.000 unidades

A Festa do Livro Independente
Festa do Livro Independente da Faculdade de Letras (Fale) nasceu para sediar debates e reflexões sobre os livros produzidos e publicados à margem da grande rede comercial estabelecida pelos principais conglomerados editoriais do país. O evento segue até 22 de dezembro com uma série de lançamentos.

Treze editoras participam desta primeira edição da mostra, boa parte delas fundada por alunos e ex-alunos da Fale: Abelhas Editora, Alecrim Edições, Ave Casa Editora, Curva Editorial, Dragon-Fly, Edições Bichinho Gritador, Impressões de Minas, Labed, Margem, Phonte88, Sempre-Viva Editorial, SQN Biblioteca e Tercetto Cultural.

Com exceção da palestra e da mesa-redonda programadas para o auditório 2001, todas os demais eventos da festa – a rigor, lançamentos – serão realizados no Centro de Memória, que fica no segundo andar da Fale, em frente à biblioteca. Veja a programação dos próximos dias:

29 nov. | 19h | auditório 2001
Mesa-redonda
As edições independentes em perspectiva, com Alice Bicalho e José de Souza Muniz Jr.

30 nov. | 21h | auditório 2001
Palestra
Edições indígenas, com Guilherme Trielli

1º dez. | 16h
Lançamento
Chama: prosa & poesia em circulação, n. 3, com Flávia Denise, Mário Vinícius e Val Prochnow

15 dez. | 16h
Lançamento coletivo
Menos ainda, de Ana Elisa Ribeiro
Urubu, de Emília Mendes
Algo, de Carlos Augusto Novais
Faca n’água: fragmentos de panela, de Laís Veloso
Balbúrdia, de Iago Passos
Irene no céu, de Roberto Carvalho
Ficções do minidicionário ou A Guerra Secreta dos Insetos, de Ewerton Martins Ribeiro
Narração artística: modos de fazer, de Aline Cântia e Fernando Chagas (Org.)
Conforme certas tradições, de Pedro Braga e Josiley Souza (Org.)

22 dez. | 16h
Lançamento
Edições independentes, movimentos culturais e tecnologias alternativas, de Sônia Queiroz e Mário Vinícius (Org.)

Ewerton Martins Ribeiro