Formas de Ingresso

Terminam hoje inscrições para o Sisu

UFMG oferece 6.309 vagas, com 3.595 para o primeiro semestre letivo, e 2.714 para o segundo

Candidatos devem acompanhar a classificação pelo site Sisu/MEC e as regras próprias de classificação da UFMG
Candidatos devem acompanhar a classificação pelo site Sisu/MEC e as regras próprias de classificação da UFMG Teresa Sanches | UFMG

Termina hoje, 14, às 23h59, o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado pela UFMG para o preenchimento das 6.309 vagas ofertadas em seus 79 cursos de graduação. Os candidatos interessados em um dos cursos, que oferecem entrada tanto no primeiro semestre letivo de 2021 (3.355 vagas, em Belo Horizonte, e 240, em Montes Claros) quanto no segundo semestre (2.714 vagas, em Belo Horizonte), devem se inscrever no Sisu/MEC e ficar atentos às regras da própria UFMG.  

Nesta edição do Sisu, são ofertadas 206.609 mil vagas para 5.571 cursos de graduação, distribuídos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Todo o processo de seleção de candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2020.

A previsão é que os resultados da chamada única sejam divulgados nesta sexta-feira, 16 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula, conforme cronograma próprio, que na UFMG será divulgado em uma página específica.

Notas de corte
As notas de corte dos cursos ofertados e a classificação dos candidatos, divulgadas diariamente pelo Sisu até o fechamento do processo, voltaram ao formato das edições anteriores a 2020. Neste ano, a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção, o que evitará as inflações artificiais de notas de corte e as consequentes dificuldades de interpretação geradas pelo sistema do ano passado. 

Eu na UFMG
Uma ferramenta que pode ajudar o candidato a optar pela UFMG é o jogo de tabuleiro on-line Eu na UFMG. O game possibilita que o jogador conheça os ambientes da Universidade e se reconheça como estudante, como cidadão e como futuro profissional.

Desenvolvido no âmbito da Mostra Sua UFMG, o jogo estimula o jovem a construir seu avatar utilizando os elementos disponíveis para caracterizá-lo. Na sequência, o jogador desenvolve seu trajeto pela Universidade por meio de lances de sorte e por escolhas pessoais que o levam a conhecer as particularidades da instituição, suas unidades acadêmicas, benefícios oferecidos, funcionamento dos cursos e outras informações importantes para a vida acadêmica.