Pesquisa e Inovação

Tese investiga relações entre arte e testemunho em representações de conflito armado no Peru

Desenhos e pinturas que retratam conflito armado em Ayacucho, nos Antes peruanos, foram tema de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG

Entre as décadas de 1980 e 2000, a região de Ayacucho, nos Andes peruanos, foi palco de um violento conflito armado interno, travado entre o grupo guerrilheiro Sendero Luminoso e as forças militares do país, que resultou em cerca de 70 mil mortes. Em 2004, foram realizados os concursos regionais Rescate por la memoria, que tinham o objetivo de exibir trabalhos artísticos e ilustrações que representassem memórias da violência vivida em Ayacucho durante o conflito. O resultado foram desenhos e pinturas que retratavam situações de violência e as sensações e inquietações dos indivíduos decorrentes delas.

As narrativas trazidas nessas representações da memória de violência foram tema da tese Vivos Los Llevaron, Vivos Los Queremos: Estratégias e Conflitos na Transmissão da Experiência em um Contexto de Violência Política, da pesquisadora Verônica Gomes, doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. Na tese, ela analisa as formas de representação das memórias traumáticas trazidas em algumas dessas imagens, traçando um estudo analítico acerca das relações entre arte e testemunho.

Nesta segunda-feira, 30, a apresentadora do programa Universo Literário, Michelle Bruck, conversou com a doutora em Estudos Literários Verônica Gomes. Na entrevista, ela falou sobre o processo de pesquisa e da tese Vivos Los Llevaron, Vivos Los Queremos: Estratégias e Conflitos na Transmissão da Experiência em um Contexto de Violência Política.

Ouça a entrevista de Michelle Bruck com Verônica Gomes no SoundCloud.

Produção: Alexandre Miranda e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória