Arte e Cultura

TV UFMG exibe longa de animação realizado em computação gráfica

Trilogia produzida na EBA alerta para os riscos da engenharia genética


Trilogia do caos, primeira animação em longa-metragem realizada em computação gráfica em Minas Gerais, é a atração da nova edição do Programa Panorâmica da TV UFMG. Com direção e produção de Luiz Nazário, o filme, finalizado em 2013, foi realizado por 12 animadores, no âmbito do projeto de pesquisa Animação Expressionista da Escola de Belas Artes

Dividida em três episódios, A flor do caosSelenita acusa! e Dr. Cretinus retorna, a trama aborda as monstruosidades produzidas em pesquisas científicas fartamente financiadas por governos e empresas interessadas no controle tecnológico e industrial da vida. Ela é inspirada no chamado expressionismo alemão, estilo de plasticidade e conteúdo humanista que expressa metaforicamente como os realizadores viam o mundo. 

A animação alerta para o potencial destrutivo da engenharia genética, que pode se constituir em ameaça não apenas à civilização humana como à própria vida em seu processo de evolução natural no planeta.

O filme está sendo exibido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), às terças e quintas, às 12h15, quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h. Ele também está disponível nas redes sociais da TV UFMG (Youtube e Facebook).