TV UFMG celebra duas décadas de atuação

No último vídeo da série, profissionais que já passaram pelo canal enviaram felicitações

A TV UFMG comemora, neste sábado, 24 de novembro, 20 anos de atuação. Há exatas duas décadas, em 1998, era gravado o primeiro programa produzido exclusivamente pelo canal, o extinto Diálogo possível. A atração foi apresentada pela professora Mirian Chrystus.

Para celebrar a data, a TV UFMG produziu, ao longo dos últimos seis meses, uma série de vídeos comemorativos, abordando diversos aspectos da história da emissora. Neste último, profissionais que já passaram pela emissora gravaram mensagens de felicitações.

Os vídeos podem ser acompanhadas pelas redes sociais da TV UFMG: Facebook e YouTube. A primeira matéria abordou a criação da TV, e a segunda tratou da história do jornalismo do canal. No terceiro vídeo, foi apresentada a relação do jornalismo do núcleo com as novas mídias contemporâneas. O processo de formação complementar dos estudantes na emissora foi tema do quarto vídeo. Na quinta reportagem, o assunto foi a apropriação da linguagem audiovisual e das produções da Universidade.

Até 31 de outubro de 2018, as produções audiovisuais da TV UFMG eram também veiculadas pelo Canal Universitário de Belo Horizonte. Mas a estação, canal por cabo 12, operado pela NET, está temporariamente fora do ar desde o dia 1º de novembro. A interrupção da programação se deve à saída da PUC Minas e do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) do conselho de instituições de ensino superior que gerenciam o canal universitário. UFMG e UEMG estão avaliando, em conjunto, as condições técnicas e as condições financeiras para o retorno da programação. Mas ainda não há previsão para a retomada.  A programação da TV UFMG pode ser acompanhada no Portal da UFMG, no Facebook (@tvufmg) e no YouTube da TV UFMG.

Produção e reportagem: Ruleandson do Carmo
Edição de conteúdo: Ruleandson do Carmo