Pesquisa e Inovação

TV UFMG estreia série 'Saberes da terra', produzida pelo Projeto República

Primeiro episódio aborda a campanha sertanista promovida pelo Marechal Rondon no início do século passado

A TV UFMG estreou, nesta sexta-feira, dia 2, uma série de 20 vídeos que integram o projeto Saberes da terra. O objetivo dessa iniciativa é produzir e veicular material audiovisual compreendido como um conjunto de ferramentas de difusão e diversificação do conhecimento com três propósitos principais: estabelecer as condições necessárias para ampla disseminação da informação no âmbito da educação para a cidadania e para os direitos, criar recursos para formulação, aprendizado e divulgação da história da questão agrária e da sustentabilidade ambiental no Brasil e fornecer procedimentos de apropriação, interpretação e reelaboração desses conteúdos pela sociedade brasileira.

O material pode ser acessado pelo canal da TV UFMG no YouTube. Um novo episódio ficará disponível sempre às segundas, quartas e sextas. A série termina no dia 17 de outubro. O primeiro episódio aborda a campanha sertanista promovida pelo Marechal Rondon durante a primeira República Brasileira (1889/1930).

Projeto República

O Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória, criado em 2001, está vinculado ao Departamento de História da UFMG e é coordenado pela professora Heloisa Starling. Seus estudos estão focados no período republicano e nos temas associados ao republicanismo e no percurso da história das ideias e dos conceitos no Brasil.