UFMG dá boas-vindas a cerca de 100 novos estudantes internacionais

Míriam Jorge, diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG
Míriam Jorge, diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG Foto: Foca Lisboa / UFMG

“Aqui é o seu lugar. Sintam-se mineiros". Assim, a diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Míriam Jorge, introduziu sua explanação sobre os hábitos locais, um dos assuntos tratados na palestra Começar vida nova: as culturas acadêmicas da UFMG, realizada na manhã de hoje, durante a abertura da Semana de Orientação ao Estudante Internacional, realizada no auditório da Escola de Engenharia.

“O mineiro sempre vai convidá-los para tomar um ‘cafezinho’. É um povo reconhecidamente hospitaleiro. Essas e outras peculiaridades vão passar a fazer parte da vida de vocês”, sugeriu.

Míriam Jorge também citou o caráter flexível do cidadão brasileiro, aspecto que favorece a adaptação dos estrangeiros. “Temos uma forma peculiar de lidar com os problemas. Aqui, os professores ouvirão vocês, estarão abertos a um bate-papo informal depois das aulas”, garantiu.

A diretora adjunta também lembrou que múltiplas identidades religiosas convivem no Brasil e que, embora os novos estudantes venham a se defrontar com exemplos graves de desigualdade social no país, relevantes tentativas de promover justiça social têm se difundido nos últimos anos. “Vocês conhecerão tudo isso e serão importantes na tarefa de formar uma geração que pense de forma crítica”, disse.

Márcia Louzada, professora do Instituto de Geociências
Márcia Louzada, professora do Instituto de Geociências Foto: Foca Lisboa / UFMG

Outra percepção
“Receber alunos de outros países é um processo valioso, pois a diversidade contribui para nossa evolução”, disse a professora do Instituto de Geociências Márcia Louzada, que coordena o programa Bem-vindo, de acolhimento aos alunos estrangeiros. Em sua visão, a experiência de intercâmbio ensina sobre o respeito e o convívio entre culturas diferentes e "melhora a percepção sobre nós mesmos".

Márcia Louzada assegurou que toda a comunidade da UFMG acolherá os alunos internacionais “com carinho, alegria, profissionalismo e ética”. Para ela, a estada em Belo Horizonte vai contribuir para o crescimento acadêmico, profissional, político e cultural de todos. “Levem da nossa cidade não apenas conhecimento técnico, mas também nosso jeito de ser”, conclamou.

Motivações diferentes
O argentino Nicolás Manuel Viñas, estudante de Sociologia, disse que, de acordo com o convênio mantido pela sua instituição de origem, poderia ter optado pela mobilidade acadêmica em São Paulo ou em Santa Catarina. “Mas a linha de pesquisa com a qual trabalho, sobre movimentos sindicais, é mais forte na UFMG”, justificou.

O português Pedro Miguel e a paraguaia Rocio Cazares
O português Pedro Miguel e a paraguaia Rocio Cazares Foto: Matheus Espíndola / UFMG

A estudante paraguaia de Engenharia Civil Rocio Cazares, contou que a opinião positiva de amigos sobre Belo Horizonte pesou na escolha do local. “Comentaram que a cidade é bonita e rica culturalmente. Espero conhecer muita gente boa aqui”, disse.

O português Pedro Miguel vai cursar Zootecnia no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. “A área de produção animal no Brasil é muito evoluída, por isso aqui é o lugar ideal para aprofundar meus conhecimentos”, afirmou Miguel.

Outros intercambistas mencionaram “o prestígio do Brasil”, “as boas instalações da UFMG”, “a população animada” e até “o carnaval” como fatores de motivação para a escolha do novo destino acadêmico.

Míriam Jorge informou que a UFMG recebe, no segundo semestre de 2016, cerca de 100 estudantes provenientes da Alemanha, da Argentina, da Bélgica, da Bolívia, de Camarões, do Chile, da Colômbia, da Dinamarca, da Espanha, dos Estados Unidos, da Finlândia, da França, da Grécia, da Holanda, da Inglaterra, da Itália, do México, do Paraguai, do Peru, de Portugal, da Suíça e do Uruguai.

Passeio
A programação da Semana de Orientação do Estudante Internacional, que segue até quinta-feira, terá palestras, oficina de dança, visitas a pontos turísticos, ao Museu de História Natural e à Estação Ecológica da UFMG. Também participam da Semana discentes e servidores da UFMG que fazem parte do Programa de Apadrinhamento da Diretoria de Relações Internacionais. Os padrinhos e madrinhas vão acompanhar e prestar apoio aos estudantes ao longo do semestre.

Nesta quarta-feira, os alunos poderão escolher entre duas atividades que ocorrem das 8 às 12h.

Às 8h, do hall da Reitoria, sairá o grupo que fará o passeio por Belo Horizonte, com paradas no Complexo Cultural da Praça da Estação e no Mirante das Mangabeiras. Outro grupo de estudantes vai se encontrar na portaria do Museu de História Natural e Jardim Botânico (Rua Gustavo da Silveira, 1035) para uma visita guiada sob orientação da equipe da Diretoria de Relações Internacionais.

Das 14 às 14h30, haverá duas apresentações: a palestra Orientação sobre documentação e serviços oferecidos pela UFMG, que será ministrada em português pela equipe do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, Michelle Gontijo e Patrícia Freire, e a palestra Cheguei na UFMG. E agora? Registro acadêmico, matrícula, notas e documentos, que será ministrada em inglês por Pollyanna Santos e Gabriela Reis, do Setor de Mobilidade em Redes da DRI.

Das 14h30 às 15h, as mesmas palestras serão apresentadas em inglês e português, respectivamente.

Mirante das Mangabeiras é um dos pontos que serão visitados pelos intercambistas Portal PBH