UFMG é homenageada na Assembleia Legislativa pelo aniversário de 96 anos

Reitora Sandra Goulart Almeida destacou o apoio da ALMG nos últimos anos, marcados pela pandemia e por profundos cortes orçamentários

A reitora Sandra Goulart recebeu a homenagem, em nome da UFMG
A reitora Sandra Goulart recebeu a homenagem, em nome da UFMG Foto: Henrique Chendes | ALMG

A UFMG foi homenageada hoje (segunda, 4 de setembro), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por seu aniversário de 96 anos, que serão completados na próxima quinta, dia 7.

A homenagem foi feita durante audiência pública de iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, em que foram debatidos a importância da ciência e inovação, a neoindustrialização – conjunto de estratégias para promover a reestruturação produtiva e tecnológica da economia – e o papel da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) nesse campo.

Na ocasião, o presidente da Finep, Celso Pansera, anunciou oficialmente repasse de recursos para instituições mineiras no valor total de R$ 36,9 milhões. Mais de R$ 14 milhões serão destinados ao Centro de Inteligência e Sustentabilidade do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que tem a UFMG como sócia-fundadora.

Ao agradecer a homenagem da ALMG, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, lembrou do grade impacto gerado pelos cortes de recursos para as universidades nos últimos anos. “Tivemos que lutar muito para resistir. E a Assembleia nos apoiou nesse período, teve um papel inestimável na pandemia. Se temos uma vacina brasileira e mineira, é porque contamos com o apoio da ALMG e da prefeitura de Belo Horizonte”, disse, referindo-se à SpiN-TEC, que vai prevenir contra a covid-19, desenvolvida por pesquisadores da UFMG e da Fiocruz Minas.

Retorno do investimento em ciência
Sobre os recursos anunciados pela Finep, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra Goulart salientou que o aumento do investimento em ciência correspondente a 1% do PIB reverte em 9% a mais para esse indicador, conforme algumas estatísticas.

Ela ressaltou a relevância dos investimentos anunciados pelo governo federal e o fato de Minas ser o estado da federação com mais universidades públicas. “Isso é um patrimônio inestimável. Os governos precisam valorizar isso e utilizar para o bem da população”, defendeu.

As deputadas Beatriz Cerqueira, Macaé Evaristo e Lohanna salientaram a relevância dos recursos anunciados pela Finep, que marcam, segundo elas, um momento de retomada da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

“A destruição da ciência e da pesquisa é nossa destruição enquanto civilização e democracia”, pontuou Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

A audiência reuniu também o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e o CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Marco Aurélio Crocco Afonso. Beirão e Crocco são professores aposentados da UFMG. O grupo foi recebido, antes da audiência, pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite.

Com Assessoria de Comunicação da ALMG