UFMG e Prefeitura de BH vão intensificar parcerias na área de cultura

Acordo será assinado nos próximos dias

Fernando Mencarelli, Marcelo Bones, Sandra Goulart Almeida, Cláudia Mayorga e Ana Flávia Machado ao fim da reunião na Reitoria
Fernando Mencarelli, Marcelo Bones, Sandra Almeida, Juca Ferreira, Cláudia Mayorga e Ana Flávia Machado ao fim da reunião Acervo pessoal

A UFMG e a Secretaria Municipal de Cultura vão formalizar, nos próximos dias, um grande acordo de cooperação na área de cultura, que contemplará projetos de ensino, pesquisa e extensão. Acertos finais da parceria foram discutidos nesta segunda-feira, dia 15, em reunião entre a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, a UFMG terá assento no comitê gestor do Núcleo de Produção Digital de Belo Horizonte, que será implantado no Centro de Referência da Juventude e abrigará programas de formação audiovisual da Secretaria de Cultura em interface com projetos de extensão da UFMG.

Outra frente de trabalho na Universidade ficará a cargo da Diretoria de Ação Cultural (DAC). “Sempre houve sinergias pontuais entre a área de cultura da UFMG e a Secretaria, principalmente em relação ao uso, pela Prefeitura, de nossos espaços na região central. Com esse acordo, vamos intensificá-las”, afirma o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli.

Primeiros desdobramentos
Segundo Mencarelli, um dos primeiros desdobramentos será a integração de parte da programação do Festival de Inverno, que será realizado de 12 a 21 de julho, com a Virada Cultural, agendada para os dias 20 e 21 de julho. Na oportunidade, o Centro Cultural, o Conservatório e o Espaço do Conhecimento UFMG receberão atividades do evento. A Universidade também terá participação destacada na programação de encontro internacional sobre cultura e democracia que a Prefeitura realizará em agosto.

Além da reitora Sandra Goulart Almeida e do secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, participaram da reunião desta segunda-feira a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, e a diretora de Cooperação Institucional, Ana Flávia Machado. A Secretaria Municipal de Cultura também esteve representada pelo seu diretor de Desenvolvimento e Articulação Institucional, Marcelo Bones.