Internacional

UFMG inaugura centro de excelência europeu nesta semana

Em mesa-redonda, especialistas debatem desafios enfrentados pelo continente, como imigração, segurança e comércio exterior

Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia Domínio público

Nesta quarta-feira, dia 6, a UFMG realiza na Reitoria uma sessão solene de inauguração de seu Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos. No dia seguinte, quinta-feira, 7, como parte das atividades de inauguração, o auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) recebe, às 19h, uma mesa-redonda com o tema Europa num mundo em transição, seguida de debate.

Participarão dessa atividade Ramses A. Wessel, professor de direito e governança internacional e europeia da Universidade de Twente, dos Países Baixos (Holanda), e codiretor do Centro de Estudos Europeus dessa universidade; Jorge Fontoura, ex-consultor do Senado Federal e ex-presidente do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul; Liliana Bertoni, professora da Universidade de Buenos Aires e integrante da União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM) no Parlamento do Mercosul (Parlasur).

“Os participantes vão falar sobre os desafios que vêm sendo enfrentados pela União Europeia em relação à imigração, à segurança, ao comércio, assim como as relações do bloco com o Mercosul”, explica a professora Jamile Bergamaschine Mata Diz, da Faculdade de Direito, que coordena o Centro de Estudos Europeus da UFMG e uma das cátedras Jean Monnet já instaladas na Universidade. A mediação dos debates será feita por Aline Beltrame de Moura, professora de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do módulo Jean Monnet Direito daquela instituição.

O centro de excelência
Em agosto, o Boletim UFMG deu detalhes sobre a aprovação da Universidade para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que estará vinculado ao Centro de Estudos Europeus da Diretoria de Relações Internacionais. 

Na ocasião, o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG, destacou a importância dessa conquista. “Receber esse centro é um reconhecimento da qualidade das pesquisas que desenvolvemos aqui na Universidade com foco na União Europeia, assim como do potencial que temos de avançarmos ainda mais nesse tipo de estudo e atividade”, destacou.

Por sediar um centro de excelência europeu, a Universidade receberá recursos para investir em atividades acadêmicas, como cursos, eventos, publicação de livros e de resultados de pesquisas. “De início, a União Europeia disponibiliza recursos para viabilizar, nos três primeiros anos, a instalação do Centro e o início de suas atividades. Em seguida, ele será mantido com recursos da própria Universidade”, informa a professora Jamile Bergamaschine.

A diretora destaca a especificidade das atividades que serão desenvolvidas no projeto: “Os centros de excelência Jean Monnet propõem estudos cujo foco seja a União Europeia como organização supranacional e não estudos relativos a cada um dos Estados-membros. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o bem-estar." 

A iniciativa se divide em quatro seções: uma dedicada a cursos e disciplinas; outra, à realização de eventos, seminários, workshops, mesas-redondas; a terceira, direcionada à publicação de livros, artigos e resultados de pesquisas; a última se destina à criação de linhas de pesquisa ou à consolidação das linhas já existentes.