Ensino

Programa reúne estudantes de licenciaturas e profissionais da educação básica para aprimorar formação docente

Residência Pedagógica, vinculado à Capes, mobiliza 11 cursos da UFMG; inscrições terminam no dia 3, e selecionados receberão bolsas

Aula de educação física no Centro Pedagógico
Aula de educação física no Centro Pedagógico: curso é um dos 11 envolvidos no ProgramaFoto: Lucas Braga | UFMG

O Programa Residência Pedagógica (RP), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recebe inscrições até 3 de outubro para seleção de estudantes de 11 cursos de licenciatura da UFMG e docentes da educação básica das redes públicas municipal, estadual e federal.

Entre outros objetivos, a iniciativa busca contribuir para aperfeiçoar a formação inicial de docentes da educação básica nos cursos de licenciatura, fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de licenciatura e valorizar a experiência de docentes da educação básica como colaboradores da formação de futuros professores, articulando-se com a formação continuada desses profissionais.

O programa oferece bolsas de iniciação à docência no valor de R$ 400 mensais para estudantes de licenciatura que tenham cumprido ao menos 50% do curso ou que estejam cursando a partir do quinto período. Eles deverão desenvolver atividade formativa em escolas públicas com dedicação mensal mínima de 23 horas. O acompanhamento discente é realizado por meio de preceptoria de docentes da educação básica, para quem são oferecidas bolsas no valor de R$ 765, e de orientação de docentes da Universidade.

Perspectivas ampliadas
Conforme registrado no projeto institucional, o Programa Residência Pedagógica tem se revelado uma possibilidade concreta de desenvolvimento profissional. No caso dos discentes das licenciaturas e docentes preceptores da educação básica, a RP vem ampliando suas perspectivas formativas e aprimorando práticas pedagógicas, especialmente em relação aos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos entre estudantes com os quais os professores trabalham cotidianamente. No âmbito da UFMG, o programa tem desempenhado papel significativo no processo de formação inicial de futuros professores e professoras da educação básica.

A UFMG participa do Residência Pedagógica desde o ano de 2018, quando o primeiro edital foi lançado pela Capes. A edição deste ano mobiliza os cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Formação Intercultural de Educadoras e Educadores Indígenas (Fiei), Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), Matemática, Pedagogia – EJA  e Educação Infantil – e Química.

As informações sobre o programa estão disponíveis nos editais.