UFMG mapeia suas ações de divulgação científica

Em formulário, membros da comunidade acadêmica poderão informar as atividades que realizam; objetivo é aproximar iniciativas e promover sinergias

Atividade no Espaço do Conhecimento: divulgação científica atua na democratização do acesso ao conhecimento especializado Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

O Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica (Comdici) está realizando um mapeamento das atividades dessa natureza realizadas no âmbito da Universidade, seja por docentes, alunos ou servidores técnico-administrativos. O levantamento é feito por meio deste formulário.

O objetivo do mapeamento – que é realizado em parceria com a Rede de Divulgação Científica da UFMG – é estabelecer um conjunto de dados capazes de orientar a elaboração de políticas institucionais que contribuam para a promoção de processos solidários e sinérgicos.

Conforme a Política de Divulgação Científica da UFMG, considera-se divulgação científica “toda atividade de ensino, pesquisa e extensão que tenha por finalidade o compartilhamento, com um público não especializado, do conhecimento gerado na Universidade”, assim como o compartilhamento dos processos, das controvérsias e dos riscos inerentes à produção desse conhecimento, privilegiando o diálogo e a escuta do conjunto da sociedade. O foco, nesse sentido, está na democratização do conhecimento, em uma perspectiva de diálogo e de participação cidadã.

O formulário pergunta, entre outras coisas, sobre os participantes das atividades de divulgação científica realizadas, as áreas do conhecimento (Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, entre outras) e as áreas de extensão (Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Saúde, entre outras) em que elas se inserem. São 21 questões.

Estão envolvidos no levantamento as pró-reitorias de Extensão (Proex), de Pós-graduação (PRPg) e de Pesquisa (PRPq), os Centros de Extensão das Unidades (Cenex) e o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, que promove campanha para divulgar e potencializar a iniciativa.

A Política
Aprovada em 27 de maio de 2021 por meio da Resolução 02/2021, a Política de Divulgação Científica da UFMG estabeleceu formalmente as diretrizes para a concepção, a estruturação e a prática da divulgação da ciência pela Universidade.

Seus objetivos são promover a ampliação do alcance e da visibilidade do conhecimento produzido nos campi, especialmente os resultantes de processos que se dão em articulação com outros setores da sociedade; aprimorar a divulgação científica nos museus e centros de memória; fortalecer a interiorização e a internacionalização da divulgação científica, com foco nas relações de solidariedade no eixo sul-sul, e promover a inserção da UFMG em redes internacionais, nacionais e locais.

Para dar materialidade prática à política, criou-se naquele mesmo 27 de maio o Comitê para Discussão e Monitoramento da Política de Divulgação Científica (Comdici), que está vinculado às pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão, conforme a resolução 03/2021. O Comitê é a instância responsável pelo levantamento.

Ewerton Martins Ribeiro