Pesquisa e Inovação

UFMG marca presença na 75ª Reunião Anual da SBPC

Maior evento científico da América Latina começa neste domingo na UFPR, em Curitiba; parte da programação será transmitida pela plataforma YouTube

Encontro será realizado no campus Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba
Encontro será realizado no campus Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Imagem: Divulgação SBPC

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa neste domingo, 23 de julho. Com o tema Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido, o encontro seguirá até 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

A UFMG terá representantes em ao menos 19 atividades da programação científica, com destaque para a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida na mesa-redonda O papel das universidades públicas na reconstrução do Brasil, que será realizada na quarta-feira, 26 de julho, a partir das 13h. “Foram anos de tentativa de desmonte de nossas políticas públicas. A maioria delas sofreu sérias avarias, mas continuam de pé porque estavam assentadas em bases sólidas – bases que as universidades ajudaram a construir”, contextualiza a reitora.

Segundo ela, cenário é de expectativa e muita esperança. “Os canais de diálogo foram reabertos, e conseguimos uma importante – ainda que insuficiente – recomposição orçamentária”, avalia. Para a reitora da UFMG, as universidades já deram provas de compromisso com o país, como na recente crise sanitária provocada pela covid-19, e estão prontas para contribuir com a reconstrução do Brasil. “O que precisamos é de reconhecimento – não só retórico –, que se traduza, sobretudo, em parcerias efetivas, recursos e investimentos, como já ocorreu em passado recente”, defende Sandra Goulart.

A mesa reunirá ainda a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho e os reitores Emmanuel Tourinho, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Dácio Roberto Matheus, da Universidade Federal do ABC (UFABC). A moderação ficará a cargo do presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Acesso à água, cooperação e governança de algoritmos
Na segunda-feira, 24 de julho, a professora Talita Fernanda das Graças Silva, da Escola de Engenharia, será uma das palestrantes da mesa-redonda Ciência e o acesso democrático à água, que começa às 13h. Às 16h, o professor Mauro Martins Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, participa da mesa-redonda Avanços nas perspectivas de manejo de viroses.

Na quinta-feira, 27 de julho, às 9h30, o professor da Escola de Engenharia Francisco de Paula Antunes Lima apresenta a conferência Economias territoriais e novas possibilidades de cooperação e de produção. No mesmo horário, o professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (Icex) Virgílio Augusto Almeida profere a conferência Como as ciências sociais podem contribuir para a governança de algoritmos? Simultaneamente, o professor do ICB Ricardo Tostes Gazzinelli será um dos conferencistas do Ciclo de Conferências Prêmio Fundação Péter Muranyi, com o tema Soberania tecnológica no desenvolvimento de vacinas humanas no Brasil.

Ainda na quinta-feira, às 13h, a professora do Departamento de Química do Icex Ana Paula de Carvalho Teixeira será uma das palestrantes da mesa-redonda A química para um Brasil sustentável e soberano, promovida pela Sociedade Brasileira de Química. Às 13h30, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG João Prates Romero participa da mesa-redonda Estrutura produtiva e complexidade econômica: desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. Às 16h, a professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico Tania Margarida Lima Costa será uma das integrantes da mesa-redonda Ciência móvel e a interiorização da divulgação científica.

Na sexta-feira, 28 de julho, às 16h, a professora da Escola de Arquitetura Rita de Cássia Lucena Velloso participa do painel Re-existências e re-invenções: os desafios da arquitetura e do urbanismo após o desmanche, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).

Com mais de 220 atividades, a programação científica da 75ª Reunião Anual SBPC terá 131 debates presenciais e 93 virtuais, com transmissão pelo canal da instituição no Youtube.