UFMG sedia reunião de planejamento de atividades da AUGM

Reitora Sandra Regina Goulart Almeida foi reconduzida recentemente à presidência da entidade, que congrega 41 universidades sul-americanas

Gabinete da Reitoria recebeu primeira reunião presencial da AUGM, sob presidência da reitora da UFMG
UFMG recebeu a primeira reunião presencial da AUGM, sob a presidência da reitora Sandra Goulart AlmeidaFoca Lisboa | UFMG

A UFMG sediou, na manhã desta segunda-feira, 18 de julho, reunião de planejamento das atividades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) para o segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023. No mês passado, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que coordenou os trabalhos, foi reconduzida à presidência da AUGM.  O novo mandato teve início em 1º de julho, tendo como vice-presidente o professor Osvaldo Corrales Jorquera, reitor da Universidade de Valparaíso, do Chile.

A reunião desta segunda-feira é a primeira presencial desde que Sandra Goulart Almeida assumiu a presidência da entidade em junho de 2021. A reitora destacou a satisfação de estar à frente da AUGM por mais um mandato e de ter o primeiro encontro de planejamento de atividades sediado na instituição.

“Eu assumi sem ter uma primeira reunião, então esse é um ato que marca a posse dessa nova gestão, por um período de um ano, e nós estamos aqui hoje trabalhando no plano estratégico, nas ações prioritárias para a AUGM neste ano. Cabe destacar que a associação tem um papel importante não apenas de cooperação, de integração regional, mas também por congregar universidades públicas num momento tão importante para o nosso continente”, afirmou.

Rede dinâmica e complexa
O diretor de Relações Institucionais da UFMG, professor Aziz Tuffi Saliba, lembrou que a AUGM é uma rede “dinâmica e complexa, que possibilita o fluxo de estudantes, professores e também de servidores técnico-administrativos'', e desenvolve uma importante atuação política, além de manter comitês em áreas como acessibilidade, recursos hídricos, atenção primária à saúde, ciências políticas e sociais, desenvolvimento regional, energia, gênero, história, regiões e fronteiras, meio ambiente, saúde animal, saúde humana, engenharia mecânica e de produção, matemática aplicada, entre outros.

“Estamos retomando a mobilidade e esperamos retomar também os eventos presenciais, inclusive aqui na nossa Universidade, para que possamos debater temas relevantes, como direitos humanos, integração regional, saúde, autonomia universitária, presencialmente. A reunião presencial possibilita, além da discussão do tema, a criação mais efetiva de redes, fundamentais para nós, como membros de uma associação tão importante na região”, disse.

Além da presidente, Sandra Goulart Almeida, e do vice-presidente da AUGM, Osvaldo Corrales Jorquera, do diretor de Relações Internacionais da UFMG, Aziz Tuffi Saliba, participaram da reunião o secretário executivo da AUGM, Álvaro Rico, professor da Universidade da República (Udelar), no Uruguai, Fernando Sosa, da equipe de Programas e Projetos da entidade, e o diretor de Relações Internacionais da Universidade de Valparaíso, José Luis Meza Orellana.

Difusão regional de conhecimento
A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) reúne 41 instituições de ensino superior de Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, que compartilham vocações e características que possibilitam desenvolver atividades de cooperação com perspectivas concretas de viabilidade. Criada em 1991, a Associação tem sua atuação pautada pelo objetivo de contribuir para a consolidação de massa crítica de alto nível, para a transferência tecnológica em áreas estratégicas, para o desenvolvimento das populações da América do Sul e para a difusão dos conhecimentos capazes de beneficiar a sociedade.