Arte e Cultura

UFMG sediará Congresso Internacional sobre Culturas

Trabalhos podem ser submetidos até 20 de julho; nona edição do evento, que será realizada em novembro, debaterá o papel da cultura na consolidação democrática

Evento promove debate sobre papel das culturas na construção e na consolidação de práticas democráticas
Congresso vai promover debate sobre papel das culturas na construção e na consolidação de práticas democráticas Foto: Lucas Braga | UFMG

Está aberto, até 20 de julho, o período de submissão de resumos para o 9º Congresso Internacional sobre Culturas, encontro que será realizado na UFMG, em formato híbrido, de 6 a 10 de novembro. Promovido pela Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) e pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, o evento terá, nesta edição, o tema Culturas: diálogos por uma democracia plural. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

O objetivo do congresso é discutir o papel das culturas na construção e na consolidação de práticas democráticas que perpassem toda a sociedade e se contraponham às variadas formas de autoritarismos. Podem contribuir para as discussões pesquisadores das áreas de cultura, artes, patrimônio, filosofia, ciências sociais e humanas, letras e afins.

A nona edição do Congresso Internacional sobre Culturas é a primeira realizada no âmbito da recém-criada InterCult, rede que reúne universidades de língua portuguesa que compartilham saberes, informações, experiências e ampliam os debates sobre culturas em países lusófonos. A InterCult foi oficializada em dezembro de 2022, com o objetivo de formalizar a articulação iniciada pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2013, e ampliada desde então por universidades integrantes da Rede Culturas.

Instruções
Os resumos, com até 500 palavras, devem ser enviados por meio do formulário disponível no site do congresso. As propostas devem ser escritas em português, e cada participante poderá assinar até dois trabalhos, um como autor e outro como coautor. O prazo para o envio termina no dia 20 de julho, e a notificação sobre os trabalhos aceitos será feita até 1º de agosto.

Os Grupos de Trabalho (GTs) vão reunir apresentação de resultados e investigações individuais ou em grupo, estudos de caso, relatos de experiência e resultados de intervenção, atividade ou pesquisa técnica. Ao todo, serão seis GTs: Culturas e democracias, Diversidade cultural, Culturas, comunicação, redes e tecnologias, Culturas e modos de vida, Culturas, artes e saberes populares Culturas e universidades.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Cultura