Ensino

UFMG vai apoiar propostas inovadoras para estruturar laboratórios de ensino de graduação

Chamada da terceira edição do Paleg ficará aberta de 29 de agosto a 9 de outubro

Laboratório da Escola de Enfermagem estruturado com recursos do Paleg em chamada anterior
Laboratório da Escola de Enfermagem estruturado com recursos de edição anterior do PalegFoto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem da UFMG

De 29 de agosto a 9 de outubro, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) receberá inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). Conforme a chamada que regulamenta o processo, a submissão de propostas deve ser realizada pelas congregações das unidades acadêmicas, e cada uma delas precisa ter como coordenador um membro efetivo do corpo docente da UFMG. 

O Paleg tem o objetivo de apoiar a estruturação de laboratórios de ensino de graduação, estimulando e consolidando ações inovadoras que contribuam para a qualidade e melhoria dos cursos da UFMG. Para isso, as propostas devem atender dois ou mais dos objetivos listados no item 1 da chamada. 

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do Formulário Paleg 2023 e dos documentos listados no item 3.3, conforme orientado na chamada. O limite orçamentário para cada proposta é de R$ 300 mil e deverá observar as orientações do item 4 do documento.

Promoção da educação digital
Nesta terceira edição – a segunda edição foi lançada em 2021 –, a Prograd também apoiará propostas que contribuam para expansão da oferta de atividades acadêmicas curriculares (AACs) que façam uso de tecnologias e promovam a educação digital no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, o Paleg integra uma política orientada para inovação e convergências no ensino de graduação, refletindo a preocupação da UFMG com uma formação sintonizada com as exigências do século 21. 

“Com olhar atento para as demandas específicas das diversas áreas do conhecimento, o Paleg consolida-se como um programa institucional para atualização e criação de laboratórios de ensino de graduação, compreendendo que tais espaços desempenham papel determinante para permanência e construção de aprendizagens socialmente relevantes”, afirma o pró-reitor.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Paleg é resultado de uma política que busca valorizar as atividades de graduação e atender a uma demanda da comunidade. “Mesmo com as limitações orçamentárias vivenciadas nos últimos anos, a Universidade não tem medido esforços para investir recursos naquilo que é essencial para o cumprimento de sua missão. E a formação de nosso estudante de graduação é prioridade absoluta”, destaca a reitora. 

O julgamento e classificação das propostas ficarão a cargo da Câmara de Graduação, com apoio dos integrantes do Comitê Assessor (Comitê 21). Caberá recurso contra o resultado da chamada, por meio do Sistema de Fomento da Prograd, no prazo de dez dias corridos, a contar da divulgação do resultado.

As propostas apoiadas deverão ser executadas financeiramente em até oito meses – de dezembro de 2023 a julho de 2024.

Mais informações podem ser encontradas na própria chamada e também podem ser obtidas pelo e-mail bolsas@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.

Com Setor de Comunicação e Eventos da Prograd