Saúde

Vacina contra gripe e isolamento estão entre recomendações de professora da Medicina aos idosos

Por vídeo, Maria Aparecida Bicalho explica ao grupo de risco que ficar em casa é fundamental para a prevenção do COVID-19

Os indivíduos acima de 60 anos estão enquadrados no grupo de risco em relação ao Coronavírus (COVID-19), principalmente aqueles que são portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma, por serem mais propensos a terem complicações em relação a doença respiratória. 

Para evitar problemas de saúde é fundamental que os idosos tomem alguns cuidados especiais, tendo em vista o cenário de pandemia que vivemos. Por isso é fundamental que os mais velhos tomem a vacina contra a gripe, lavem bem as mãos e sigam as instruções de isolamento social. Algumas pessoas com mais de 65 anos dependem de terceiros para realizar suas tarefas cotidianas, então a recomendação é que os cuidadores também levem à risca as recomendações de saúde.  

O momento é bastante delicado, então recomenda-se aos mais jovens dar apoio físico e mental aos mais velhos, como manter o contato por chamadas de voz ou vídeo ou mesmo fazer compras para eles. Em depoimento gravado para a TV UFMG, a professora da Faculdade de Medicina da UFMG Maria Aparecida Bicalho reforça que o período de isolamento social não deve ser sinônimo de solidão para os mais velhos e que a vacina contra a gripe é fundamental. 

Equipe: Luiz Cisi (produção); Samuel do Vale (reportagem e imagens); Marcia Botelho (edição de imagem); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).