Notícias Externas

Vacinação contra a gripe tem a menor adesão dos últimos anos

Campanha em Belo Horizonte segue até a terça-feira, 31, mas doses seguem disponíveis em centros de saúde

Doses de vacina da gripe seguem disponíveis nos postos para toda a população
Doses de vacina da gripe seguem disponíveis nos postos para toda a população Jefferson Peixoto/Secom / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

A poucos dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Belo Horizonte, a taxa de imunização na cidade está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A baixa procura ocorre no Brasil inteiro, sendo essa campanha a de menor adesão dos últimos anos, o que representa um risco para a saúde de crianças, idosos e pessoas com comorbidades, além de causar confusão no diagnóstico de covid-19. 

A vacinação contra a gripe começou em abril, com campanha focada nos grupos prioritários, e o objetivo era alcançar pelo menos 90% em cada grupo. Em julho, foi ampliada para toda a população, mas, ainda assim, não houve avanço significativo. Mesmo após a prorrogação, em Belo Horizonte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 61,13% das pessoas dos grupos prioritários receberam a dose contra o vírus Influenza. São menos de 200 mil belo-horizontinos, sendo que a meta corresponde a 1,6 milhão de pessoas. É a primeira vez em quatro anos que a cobertura vacinal contra a gripe não ultrapassa a meta na cidade. 

Nesta quinta-feira, 26, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, tratou da baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe, para abordar as causas e riscos associados a isso. Na edição, a jornalista Luíza Glória recebeu Dirceu Greco, professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

Na conversa, Greco lembrou que a vacinação é um direito do cidadão. Ele destacou ainda a importância da vacinação contra a gripe, cuja eficácia é alta, o que proporciona uma proteção muito boa. "As pessoas ficaram muito interessadas em serem vacinadas contra a covid-19 e deram menos relevância à vacina da gripe. Mas é importante lembrar que a gripe pode ser grave. Não tem a intensidade que a covid-19 tem tido, mas pode ter manifestações graves", destacou.

Ouça a entrevista de Luíza Glória com Dirceu Greco no SoundCloud.

A campanha de vacinação contra a influenza em Belo Horizonte termina na próxima terça-feira, 31, mas as doses continuam disponíveis nos postos de saúde após a data. A vacinação é realizada nos centros de saúde e os horários e endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. Além disso, há parceria com a Droga Clara e a Drogaria Araújo para a vacinação. Unidades e endereços estão disponíveis também no portal da PBH.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Luíza Glória