Pesquisa e Inovação

Vida na agricultura familiar afeta escolha do modelo de família

Programa 'Veredas da ciência', da Rádio UFMG Educativa Montes Claros, reporta resultados de pesquisa desenvolvida no Norte de Minas

Cyntia Cangussu: modos de vida da agricultura familiar interferem na escolha do modelo de configuração de família
Cyntia Cangussu: Constituição como referênciaFoto: Acervo da pesquisa

Em pesquisa desenvolvida no mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, oferecido por meio de parceria do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG com a Unimontes, a pesquisadora Cyntia Cangussu avaliou a pluralidade familiar em uma comunidade rural no município de Montes Claros.

Cynthia descobriu que os modos de vida da agricultura familiar interferem na escolha do modelo de configuração de família nessa localidade. O ponto de referência da pesquisa foi a garantia de direitos pelas distintas formas de configuração familiar na Constituição Federal de 1988.

Em entrevista ao programa Veredas da ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros, a pesquisadora fala sobre as conclusões a que sua pesquisa chegou. A reportagem e a produção são da jornalista Amanda Lelis.