Vilma Carvalho assume IGC: 'prioridade aos membros da comunidade'

Nova diretora afirmou compromisso com acolhimento e valorização de alunos, professores e servidores

Vilma
Segundo Vilma Carvalho, as práticas de gestão serão pautadas no diálogoFoca Lisboa / UFMG

Em cerimônia de posse na noite desta quarta-feira (2), no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, a nova diretora da Unidade, Vilma Lúcia Carvalho, afirmou que, durante sua gestão, “não faltará preocupação com os membros da comunidade. Vamos buscar sempre a valorização, qualificação, acolhimento e inserção de todos. Afirmamos o compromisso com práticas pautadas em diálogo, transparência, respeito, cooperação e responsabilidade institucional”, disse.

Vilma Carvalho:
Vilma Carvalho: busca de soluções para o prédioFoca Lisboa / UFMG

Vilma declarou que a investidura na diretoria do Instituto é o resultado “certeiro” de um investimento profissional e pessoal iniciado há mais de 20 anos. “Isso me orgulha ainda mais porque o momento é especial para o IGC, que está prestes a completar 50 anos de fundação”, observou.

De acordo com Vilma Carvalho, a construção de um novo prédio para o IGC ou, pelo menos, a reforma do atual, compõe a expectativa da diretoria para o próximo quadriênio. “Não mediremos esforços para continuar buscando soluções”, assegurou.

O mandato da nova diretoria se estenderá até 2022. A vice-diretora no período será a professora Maria Giovana Parizzi.

Roteiro de excelência
O professor Roberto Célio Valadão, do Departamento de Geografia, saudou as novas diretoras em nome dos docentes do IGC. Em seu discurso, ele destacou que “as gestões conduzidas por mulheres têm inscrito a Universidade em um roteiro de excelência”.

Ao entregar o cargo que ocupou nos últimos quatro anos, a professora Maria Márcia Magela Machado, muito emocionada, saudou as colegas empossadas. “Estou certa de que nossa proposta integradora, com foco no diálogo, terá continuidade no mandato que se inicia hoje”, disse Márcia Machado, atual pró-reitora de Recursos Humanos.

Sandra Goulart Almeida
Sandra Goulart Almeida: união em defesa da universidade públicaFoca Lisboa / UFMG

Em seu pronunciamento, a reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu à ex-diretora pela “presença constante, comprometimento e seriedade” que marcaram o período em que esteve à frente do IGC. Sandra ressaltou a importância de que as diversas instâncias da UFMG “unam forças para lutar em defesa da universidade pública”. “Não tem sido fácil ser gestor nos dias de hoje, quando o sistema insiste em ferir a autonomia universitária. Começa agora uma grande missão, que nos convida a dar o melhor de nós”, completou.

Trajetórias
Vilma Lúcia Macagnan Carvalho cursou graduação, mestrado e doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desde 1997, integra o Departamento de Geografia no IGC, lecionando disciplinas da área de Geografia Física. Coordenou o curso de Geografia a distância entre 2008 e 2014. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Geografia há quase 20 anos, na área de Análise Ambiental, com ênfase em geomorfologia, pedogeomorfologia e micropedologia.

Maria Giovana Parizzi graduou-se e fez mestrado (1993) em Geologia na UFMG; é doutora em Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Sua experiência tem ênfase em Geologia de Engenharia e Ambiental, e ela atua sobretudo nos temas áreas urbanas, avaliação geológico-geotécnica e escorregamentos de taludes rochosos.