Notícias Externas

Zula Cia. de Teatro estreia produtos sobre arte-educação com adolescentes encarceradas

Podcast e documentário são protagonizados por jovens do Centro Socioeducativo São Jerônimo, em Belo Horizonte, durante o ano de 2020

Arte de divulgação da live para o lançamento do documentário
Divulgação

Nesta semana, a Zula Cia. de Teatro estreia dois projetos inéditos: o documentário A Arte Como Possibilidade de Liberdade - Trajetória Centro Socioeducativo São Jerônimo e o podcast Vozes Além dos Muros. Ambos são inspirados na experiência de arte-educação que a companhia desenvolveu com adolescentes privadas de liberdade no Centro São Jerônimo durante o ano passado. 

O podcast, dividido em cinco episódios, que serão disponibilizados a cada quinta-feira de setembro, é protagonizado pelas vozes das jovens do centro socioeducativo. Em complemento à produção sonora, o documentário apresenta um panorama geral das ações realizadas pelo projeto ao longo de 2020, detalhando as etapas de produção do podcast. 

Os lançamentos e as ações coordenadas pela Cia. Zula de Teatro no centro socioeducativo foram tema de entrevista no programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 3. Na edição, o apresentador Luiz Fernando Freitas conversou com Talita Braga, atriz fundadora da companhia.

"A pesquisa da Zula é focada no teatro-documentário, no teatro do real, na realidade levada para cena, a partir da arte do teatro. Todas as nossas experiências partem do encontro com mulheres reais. [...] Quando nós [buscamos esse contato], a gente precisa primeiro estabelecer a confiança. Diferente de um olhar tipicamente documental, onde se vai atrás de um objeto de pesquisa, nós vamos atrás de pessoas e nos deixamos afetar, doar e receber daquela realidade", explicou a atriz.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael