periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

6. Área: Engenharias

O Brasil conta com 1,44 milhão de engenheiros registrados nos conselhos regionais, segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O número se aproxima da estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de que o contingente destes profissionais, no Brasil,  ultrapassaria 1,5 milhão em 2020. Há cinco anos, a fundação apontava que, na segunda década do século 21, não haveria mais escassez de trabalhadores nesta área: o problema seria a qualificação.

Somente em 2017, mais de 116 mil engenheiros se formaram no País, de acordo com o Censo da Educação Superior. Estes formandos se deparam com o avanço da chamada Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

Automação, impressão 3D, inteligência artificial e Internet das Coisas são algumas de suas características. Assim, competências como a inovação, o empreendedorismo, a capacidade de solucionar de problemas e tomar decisões e a facilidade de comunicação interpessoal são diferenciais no início da carreira.

Outra transformação em curso é o aumento progressivo da participação feminina num campo tradicionalmente dominado pelos homens. No primeiro semestre de 2018, 73,4% dos ingressantes de Engenharia na UFMG eram do sexo masculino. No entanto, na última década, a Universidade viu crescer a participação das mulheres na liderança dos grupos de pesquisa da área, que passou de 22,73% em 2007 para 32,84% em 2018, segundo levantamento da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) https://ufmg.br/comunicacao/noticias/mulheres-superam-obstaculos-e-avancam-na-ciencia.  Na graduação, a participação de estudantes do sexo feminino nos núcleos de gestão de equipes competitivas como a Baja e a Fórmula SAE UFMG mostra que elas vieram para ficar.

Compõem a área de engenharia na UFMG:

Engenharia aeroespacial
Engenharia agrícola e ambiental
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Engenharia de alimentos
Engenharia de controle e automação
Engenharia de minas
Engenharia de produção