Evento acadêmico

20ª UFMG Jovem

Ver cartaz do evento >

Será realizada, nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, a 20ª UFMG Jovem - feira que reúne trabalhos sobre ciências e tecnologia produzidos por alunos da educação básica e profissional de escolas mineiras. O evento é aberto ao público e acontecerá nas instalações do CAD 1, campus Pampulha da UFMG.

Segundo a Pró-reitoria de Extensão, estarão expostos 75 trabalhos de diversas áreas do conhecimento. A lista pode ser conferida neste link.

Grandes grupos escolares que desejam visitar a Feira devem se inscrever previamente por meio deste formulário

UFMG Jovem

Realizada anualmente desde 1999, a UFMG Jovem é uma iniciativa de popularização da ciência que abre espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e professores e estudantes de escolas de nível básico e profissional do Estado.

O evento foi idealizado pela professora emérita Beatriz Alvarenga, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, que coordenou a primeira edição.

A Feira de 2019 tem como tema 'Biodiversidade, Tecnologia e Arte', alinhado com o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 (SNCT): Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, que acontecerá em outubro.

Abertura

Apresentação do coral do Projeto Cariúnas, com a participação de 50 crianças e adolescentes, é a atração da abertura da UFMG Jovem. O evento será na quinta-feira, dia 19 de setembro, às 10h, no auditório do CAD 1, e tem entrada franca.

Novidades

Uma das novidades da programação de 2019 será a participação de alunos da educação infantil, de 4 a 6 anos de idade, que levarão suas primeiras descobertas ao público.

A mostra contará, ainda, com a a participação dos estudantes indígenas do curso Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), seja como avaliadores ou como expositores.

Premiação

Os 20 melhores trabalhos receberão, por meio de seleção da Comissão Avaliadora, uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada iniciativa contemplada contará com o apoio de um tutor vinculado à UFMG, aluno da pós-graduação, para auxiliar os estudantes na continuidade do projeto.

Mostra

A programação do evento também abriga a segunda edição da mostra #ExploraUFMGJovem.

Nela, professores, estudantes e servidores vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade apresentarão aos alunos das escolas mineiras, públicas e privadas, os resultados e processos de pesquisa e produção em várias áreas do conhecimento.

Os trabalhos serão apresentados em exposições, materiais interativos e similares no saguão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, campus Pampulha. Conheça, neste link, a lista dos trabalhos em exposição.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Proex)

Descrição Imagem
Experimento de ciência feito por escolares na edição de 2015 da UFMG Jovem Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica

UFMG Jovem

Abertura

Novidades

Premiação

Mostra

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Proex)

19 a 20 de setembro de 2019

Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

Adicionar ao meu calendário

(31) 3409-4027 / 3409-4428.

Campus Pampulha UFMG - Av. Antônio Carlos 6627 - Belo Horizonte - MG

ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br