Evento cultural

Ação performativa 'Ruminante'

Quem passar pela Escola de Belas Artes (EBA) nas próximas semanas poderá conferir a ação performativa 'Ruminante: psicografia de um acontecimento narrativo, itinerante, delirante', que está sendo realizada pelo artista pernambucano Erik Ordanve no outdoor da unidade. Durante 33 dias, o aluno do oitavo período do curso de Artes Visuais da EBA (na habilitação pintura) realiza intervenções pictóricas no outdoor.

A ação é uma tentativa do artista de deslocar a prática de ateliê para a esfera pública. Por meio da ação, o público terá acesso não à obra depois de pronta, mas às várias etapas de seu processo de concepção.

A produção do painel começou no dia 9 de abril, com a implantação da imagem-base do outdoor, que foi criada com técnicas digitais. Até 11 de maio, Ordanve vai realizar intervenções pictóricas pontuais na imagem, de forma a deturpar gradativamente sua proposta original, fazendo emergir dela novos sentidos, em direções mais abstratas.

As intervenções ocorrem das 6h às 21h, de segunda a sexta-feira. O período de produção é também o período de exibição: assim que o trabalho for concluído, começará a ocupar o espaço uma nova intervenção artística, a ser realizada por outro aluno da instituição sobre a obra anterior.

Descrição Imagem
"Ruminante: psicografia de um acontecimento 'narrativo, itinerante, delirante'" ocorre até 11 de maio Divulgação - Facebook Erik Ordanve

Organização: Escola de Belas Artes da UFMG

9 de abril a 11 de maio de 2018