Político-administrativo

Apresentação da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG

Em atividade que integra a programação Setembro Amarelo, será apresentada na noite da quarta-feira, 26 de setembro, no auditório da Reitoria, a Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, instituída pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Na ocasião, o psiquiatra italiano Ernesto Venturini, um dos nomes mais importantes da luta antimanicomial, realiza palestra sobre saúde mental no ambiente universitário e os desafios contemporâneos para o enfrentamento dessa questão. O evento terá início às 19h.

Proposta pela Rede de Saúde Mental da Universidade, a Comissão vai implantar medidas e acompanhar iniciativas diversas, segundo princípios e diretrizes que foram definidos pelo relatório final da Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme).

Princípios
A política de saúde mental da UFMG segue princípios como os da Universidade inclusiva e solidária, do protagonismo das pessoas com experiência de sofrimento mental e do respeito à vida e aos valores éticos da convivência humana.

Algumas das diretrizes são a construção permanente de uma política de atenção à saúde mental, a promoção da desestigmatização e da despatologização do sofrimento mental, a promoção de ambiente não adoecedor e o enfrentamento da cultura de autoritarismo, individualismo e produtivismo.

Comissão

Presidida pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a comissão é integrada também pelas professoras Teresa Kurimoto, do Departamento de Enfermagem Aplicada, Adriana Drummond, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Thaís Porlan de Oliveira, do Departamento de Psicologia, pela discente do curso de Enfermagem Mariana Gonçalves de Souza, pelas psicólogas Paula Maia Nogueira e Ana Paula Dias Macedo Pereira, pela assistente de administração Maria das Graças Santos Ribeiro, pela enfermeira Regina Monteiro Campolina Barbosa e pela técnica em enfermagem Janaína Maria Soares Ferreira.

Leia a reportagem completa da Agência de Notícias UFMG neste link.

Descrição Imagem
Identidade visual da Semana de Saúde Mental da UFMG Giovana Carraro / UFMG