Cursos

CMI oferece cursos de musicoterapia focados na gravidez; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

Dois cursos estão em oferta pelo Centro de Musicalização Infantil (CMI) da Escola de Música. Estimulação musical pré-natal será realizado em abril de 2022, às quintas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições encontram-se abertas na página de cursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) até o dia 4l.  Formação em musicoterapia focal obstétrica recebe inscrições até 30 de maio e ocorrerá de maio a setembro. São ofertadas 30 vagas para cada um.

Estimulação musical pré-natal
O curso é destinado aos profissionais que desejam incorporar novos conceitos e ideias para expandir sua visão e sua prática em relação às gestantes e seus bebês.

Os principais objetivos são apresentar uma nova visão sobre os diferentes aspectos da gravidez, parto e pós-natal, a fim de desenvolver novas ferramentas em abordagem holística em benefício das famílias e expandir o conhecimento do trabalho profissional por meio técnicas integradas, com base em fundamentos teóricos.

Esse curso corresponde ao primeiro nível da formação em musicoterapia focal obstétrica. O módulo será na modalidade on-line (síncrona), com quatro encontros de duas horas cada, nas quintas-feiras de abril: dias 7, 14, 21 e 28, das 19h às 21h.

Formação em Musicoterapia Focal Obstétrica
A formação foi desenvolvida pelo musicoterapeuta argentino Gabriel Federico, na década de 1980. Atualmente, é reconhecida pela Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT) como um dos modelos oficiais da área. O curso, ministrado pelo próprio criador do método, será realizado em formato híbrido (remoto e presencial). A parte remota ocorrerá de forma síncrona.

Os encontros visam apresentar os participantes a vivências de atividades e dinâmicas de trabalho ao mesmo tempo que se incorporam conceitos teóricos que englobam as diferentes áreas da gravidez. A formação oferece material bibliográfico próprio e ilustra os diferentes cenários para o trabalho como musicoterapeuta no campo da obstetrícia, com vídeos de sessões, análise de casos clínicos e situações de prevenção, tais como gravidez na adolescência, gravidez de alto risco, saúde mental e fertilização assistida.

Vinte das 60 horas do curso serão dedicadas a práticas supervisionadas pelo professor Gabriel Federico. Será exigida monografia para a certificação.

Ministrante
O argentino Gabriel Federico é musicoterapeuta, professor de formações e pós-graduações em Musicoterapia e Obstetrícia em instituições de ensino da Argentina e Espanha, palestrante, conferencista e escritor reconhecido internacionalmente. Atual presidente da Associação Argentina de Musicoterapia (ASAM) e diretor do Centro Argentino de Musicoterapia e Investigação em Neurodesenvolvimento e Obstetrícia (Camino), é cofundador da Sociedade Argentina de Investigação em Observação de Bebês (Saiobb) e colaborador da Preparação Integral para a Maternidade (PIM) do hospital Rivadavia, em Buenos Aires.

Mais informações estão disponíveis no site do CMI e também podem ser obtidas pelo e-mail suporte.extensao@fundep.com.br ou pelo telefone (31) 2342-1212.

Descrição Imagem
O argentino Gabriel Federico idealizou e vai ministrar a formação Wikipédia