Evento acadêmico

Colóquio no ICEx homenageia matemática iraniana Maryam Mirzakhani

O Departamento de Matemática da UFMG realiza colóquio em homenagem à matemática iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher laureada com a Medalha Fields – considerada o Prêmio Nobel da área –, morta em julho deste ano em decorrência de um câncer de mama.

Organizado pelos professores Carlos Carballo e Sônia Pinto de Carvalho, o evento contará com a participação do compatriota de Maryam, o professor Hassan Alishah, lotado no Departamento de Matemática, que falará sobre aspectos da vida da pesquisadora – de sua formação no Irã à obtenção dos resultados mais importantes. Em seguida, o professor russo Dimitry Scheglov discorrerá sobre as contribuições que a credenciaram a conquistar a Medalha Fields.

Descrição Imagem
Maryam Mirzakhani foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields Stanford University

Promoção: Instituto de Ciências Exatas da UFMG

10 de agosto de 2017