Evento cultural

Programação do Festival de Verão tem conversas sobre carnaval e métodos preventivos, 'Perifeira' e espetáculo encenado por moradoras de ocupação

Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020, a 14ª edição do Festival de Verão UFMG promove aulas abertas, apresentações teatrais, espetáculos de dança, exposições e performances em Belo Horizonte.

As atividades do evento, todas gratuitas, terminam na quinta-feira, 6 de fevereiro, e são realizadas no Centro Cultural UFMG e no Centro de Referência da Juventude, ambos na Zona Cultural da Praça da Estação.

Confira a programação do dia:

13h30 – Roda de conversa: Corpos, cidade e carnaval: narrativas visuais e políticas
Serão discutidos aspectos dos desfiles de 2018 e 2019 das escolas de samba do Rio de Janeiro e dos blocos Corte Devassa e Magnólia, de Belo Horizonte.

16h às 21h – PeriFeira
A PeriFeira é uma iniciativa de economia solidária de construção coletiva que visa fortalecer os empreendimentos de jovens moradores da periferia de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de inserir na agenda da capital um espaço de oferta de produtos e serviços produzidos por eles. A Feira conta com uma grande gama de produtos, todos feitos à mão, das áreas de moda, artesanato, vestuário, papelaria, cosméticos naturais e alimentação. A iniciativa ocorre uma vez por mês no Centro de Referência da Juventude. Para esta edição especial no Festival de Verão UFMG, dez dos 35 estandes da feira foram reservados para expositores da comunidade da universidade.

18h – Aula Aberta de dancehall com Marcelo Mendes
Serão ensinados steps (passos) de danças urbanas, concentrando-se principalmente no dancehall. Considerado subgênero musical enraizado no reggae, o dancehall caracteriza-se por batidas dançantes com timbres digitais. Ele é baseado em steps associados ao cotidiano jamaicano. A aula terá dois momentos. Primeiramente, serão apresentados e treinados steps. Na sequência, todos farão uma coreografia de nível iniciante.

18h – Trocando ideia com a galera da PrEP 15-19
Momento de conversa livre e acolhimento com os educadores do projeto PrEP 15-19, sobre métodos de prevenção ao HIV/AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis, mandala de prevenção combinada, autocuidado, PrEP (profilaxia pré-exposição), PEP (profilaxia pós-exposição) e orientação sobre o acesso às redes de acolhimento.

19h ‒ Espetáculo teatral AntígonaS - Grupo de Teatro Mulheres de Luta
O espetáculo mais recente do grupo de moradoras da ocupação Carolina Maria de Jesus é um desdobramento do mito grego de Antígona, uma das filhas do casamento incestuoso entre Édipo e Jocasta. Por tentar resgatar o corpo insepulto do irmão e, com as próprias mãos, oferecer a ele um rito fúnebre minimamente digno, Antígona foi condenada a ser enterrada viva pelo imperador Creonte. Na peça, a história funciona como alegoria para a luta prioritariamente feminina contra as injustiças e em defesa da dignidade.
Local: Centro Cultural UFMG.

20h – Sarau De Quebrada
De Quebrada é um sarau que reúne poetas da Região Metropolitana de Belo Horizonte que usam seus corpos e suas vivências para expressar sua arte por meio da palavra.

Descrição Imagem
Espetáculo AntígonaS mostra luta feminina contra as injustiças e em defesa da dignidade Divulgação | Festival de Verão UFMG