Evento acadêmico

Crítico de cinema fala sobre potencial educativo dos filmes na série 'Conversas sobre educação'

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia da UFMG (Gepegeo) promoverá, nos próximos dois meses, uma série de lives em seu canal no YouTube. Com o tema Conversas sobre educação, serão realizadas seis palestras, sempre às 19h, até o dia 13 de outubro de 2020. A próxima está agendada para sexta-feira, 14 de agosto.

Diante da necessidade de reorganização dos espaços escolares, o Gepegeo resolveu ir além da sua habitual temática, que é o ensino de geografia. "Todos os temas são de reconhecida relevância, mas são fragilmente reconhecidos por professores da escola básica e deveriam ser mais aprofundados nos cursos de licenciatura”, defende a organizadora do evento, Valéria Roque, professora do Departamento de Geografia da UFMG.

Programação

No dia 14 de agosto, o especialista em cinema Miguel Barbieri, crítico de cinema da revista Veja São Paulo, discorre sobre o potencial educativo dos filmes. 

As estratégias e esforços da ONU no desenvolvimento de ações para uma educação anticrime serão debatidas, no dia 25 deste mês, por Rodrigo Araújo, assistente sênior de projeto da UNODC.org (ONU).

A codiretora executiva do Centro Sérgio Vieira de Mello, Carolina Larriera, participa da conversa no dia 15 de setembro. Ela abordará a educação em situações extremas e o trabalho formativo desenvolvido pela instituição. Carolina é viúva do diplomata Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que morreu no atentado à sede da ONU no Iraque, em 2003.

No dia 29 de setembro, o maestro cubano Néstor Lombida, ex-regente da Big Band do Palácio das Artes, analisará a música africana e a diversidade musical das Américas. A série de eventos continua no dia 6 de outubro, com Paulo Rezzuti, vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria biografia, com o livro D. Leopoldina: A história não contada – A mulher que arquitetou a Independência do Brasil. Na conversa, ele vai realçar a importância do trabalho de divulgação e popularização do conhecimento para além do ambiente acadêmico. 

No encerramento da série, no dia 13 de outubro, o professor José Irineu Rangel Rigotti, do Cedeplar, tratará dos limites e potencialidades dos indicadores educacionais e da importância de sua compreensão por professores da educação básica e superior.

Descrição Imagem
Realidades escolares pouco tratadas serão tema das conversas Foca Lisboa | UFMG