Cursos

Curso gratuito propõe abordagem ecossocialista do Direito do Trabalho

Ver cartaz do evento >

Até 15 de junho de 2020, a Faculdade de Direito e o Caed-UFMG recebem inscrições para a seleção de alunos do curso de extensão, on-line e gratuito, Por um Direito do Trabalho do e para o amanhã: abordagens ecossocialistas, que será ministrado por Gustavo Seferian, doutor e mestre em Direito do Trabalho pela USP.

O curso tem a proposta de promover reflexão crítica sobre o direito do trabalho no contexto de crise de civilização, abordando, principalmente, aspectos ambientais e sanitários. "A crise sanitária sem precedentes que vivemos e a emergência de questões climáticas cada vez mais avassaladoras mostram o quanto se faz necessário mobilizar também a ferramenta da proteção juslaboral para a intervenção com vistas à transformação radical de nossa sociedade. Este momento, angustiante e potente ao mesmo tempo, sinaliza uma janela de oportunidade, e essa mudança de abordagem, por certo, não poderá advir de formulações bem acabadas dentro de espaços acadêmicos, mas, sim, da luta imposta por movimentos sociais diversos", analisa Seferian, no vídeo abaixo.

São ofertadas 120 vagas, 30 para os primeiros inscritos e 90 para os selecionados com base em informações apresentadas no formulário de inscrições. Além de fornecer dados pessoais básicos, os interessados devem redigir um pequeno texto sobre suas motivações e seu interesse pelos temas que serão abordados. O curso será realizado de 6 de julho a 30 de agosto. Participantes que alcançarem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado. 

Os candidatos não precisam ter conhecimento prévio em direito. A formação é aberta a todos os interessados, principalmente militantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias. 

Alternativa político-estratégica
Subsidiado pelas teorias do marxismo e da ecologia crítica, o ecossocialismo consiste em uma alternativa político-estratégica ao modo de produção capitalista. Essa corrente defende uma diretriz econômica que vise suprir necessidades sociais e manter o equilíbrio ecológico. 

O tema é abordado pelo professor Gustavo Seferian no artigo Onze proposições sobre o direito do trabalho desde a perspectiva ecossocialista.