Curso intensivo sobre direito, gênero e cidadania na Grécia Antiga será ministrado por professora de Barcelona
Começa nesta terça-feira, 8 de outubro, e segue até o dia 16 o curso Derecho y sociedad en la Grecia Antigua: Mujeres, ciudadanía y constituciones. A atividade, gratuita, está ligada ao simpósio Lendo, vendo e ouvindo o passado.
As aulas serão ministradas pela professora Stefania Giombini, da Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Serão cinco dias de atividades: nos dias 8 e 10 de outubro, elas ocorrerão no Auditório Baesse da Fafich, das 19h às 20h30; nos dias 14, 16 e 18 deste mesmo mês, terão lugar no Salão Nobre da Faculdade de Direito, das 11h15 às 13h.
As aulas serão dadas em espanhol e terão duração de 80 a 85 minutos; cada uma delas será seguida de debate por cerca de 20 minutos. Os temas das aulas são Las mujeres extranjeras en Atenas: hetairas y autonomia social. Los procesos contra Aspasia y Friné (8/10); El matrimonio mixto y la cuidadania: el caso de Neera (10/10); El derecho como herramienta de uniformidad: el derecho griego antigo y la resistencia de las minorias (14/10); Las constituciones de Grecia Antigua (el caso de la Constitución de los Lacedemonios de Critias) (16/10) e Felicidad, bienestar y derecho en el pensamiento literario y filosofico griego antigo (18/10).
É possível participar da programação de uma das semanas ou de ambas. A distribuição de horas em atividades curriculares (ACG) será de acordo com a frequência de cada aluno. No cartaz anexado a esta matéria, está o QR Code para as inscrições, que são gratuitas. No caso das aulas na Fafich, também é possível seguir direto para o auditório Baesse, mesmo sem ter feito a inscrição.
Sobre a professora
A Stefania Giombini é professora associada de História do Direito na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), com doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense e doutorado em Direito pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona. É diretora da Eleatica, Sessão Internacional dedicada ao Eleatismo, integra o Conselho da International Association for Presocratic Studies, é membro honorário da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), desde 2021, e membro de sociedades internacionais e conselhos editoriais de revistas de Filosofia e Estudos Clássicos. Também é vice-diretora de IIUS Fugit, Revista de Cultura Jurídica, coeditora de Eleatica Series e Supplementa Eleatica (Academia Verlag), codiretora de Axiothéa Series sobre Filosofia Antiga (Aguaplano Editore). Seus estudos e publicações abrangem retórica antiga, filosofia pré-socrática e direito grego antigo.