Evento cultural

De ópera e musicais a temas de filmes e jogos: pianista e soprano se apresentam no Conservatório

No Conservatório UFMG, o pianista Robério Molinari e a soprano Helen Isolani apresentarão o recital Cross singing – o perfomer crossover que transita entre diferentes estilos e técnicas. O evento será na próxima quinta-feira, 18 de maio de 2023, às 19h30. A entrada é gratuita e aberta ao público geral.

O repertório do show mescla ópera e teatro musical, e tem ainda canções da world music, new age e de trilhas sonoras de filmes e videogames. Algumas das composições são de Leonard Bernstein, Andrew Lloyd Webber, Astor Piazzolla e Howard Shore.

Durante a segunda metade do século 20, designavam-se por crossover singing as incursões ocasionais de grandes cantores líricos nos domínios do jazz e da música pop e, mais raramente, as incursões que alguns cantores do pop tentavam fazer pela música lírica. Hoje, qualquer cantor que transite por gêneros diferentes do seu está fazendo crossover singing. Helen Isolani demonstra a técnica em vídeo no seu canal no YouTube.

Trajetórias
Nascida em São Paulo, Helen Isolani é graduada em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em música e doutoranda em performance (Música) pela UFMG. Ela atua como cantora crossover nos grupos i Molinari Camerata Musici, Awen Duo, DUO – Helen Isolani & Sérgio Aversa e The Celtic Songs. A pesquisa em performance no doutorado aborda o canto crossover também na perspectiva da música brasileira, mesclando o canto erudito com os estilos da música popular. Helen é coralista e solista do coral Ars Antiqua, sob a regência de Ângela Pinto Coelho, e do Concentus Musicum de Belo Horizonte, sob a regência de Iara Fricke Matte. Ela é preparadora vocal de corais amadores e profissionais, faz musicalização de adultos e crianças e é professora de canto.

Robério Molinari, natural do Rio de Janeiro, é pianista solista, camerista, regente, arranjador, professor e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conquistou 25 prêmios em concursos nacionais de música e participou de mais de 70 gravações em áudio e vídeo – inclusive ao vivo e para a TV –, e em diversos CDs e DVDs. Robério realizou recitais e concertos em diversas cidades brasileiras e também em Cuba, na Itália e Espanha. Atualmente, é professor de piano e música de câmara da UEMG, técnico pianista de canto da UFMG, integra o grupo Bacamarte, integra e dirige o grupo musical i Molinari Camerata Musici, que lançou, recentemente, CD ao vivo pela gravadora Fina Flor.

Silver aria – Douglas Moore. Ópera: The ballad of Baby Doe (1956).
Personagem: Baby Doe

Dream with me – Leonard Bernstein. Musical: Peter Pan: the boy who
wouldn’t grow up
(1949). Personagem: Wendy. Adaptação: Helen Isolani

Somewhere – Leonard Bernstein. Musical: West side story (1957).
Personagem: A Girl. Adaptação: Robério Molinari

Piano – Andrew Lloyd Webber. Musical: Cats (1981). Personagem: Grizabella.
Arranjo: Robério Molinari

Guardami – Andrew Lloyd Webber. Musical: Sunset Boulevard (1991). Personagem:
Norma. Arranjo: Robério Molinari

Adiós nonino (1959) – Astor Piazzolla. Arranjo: Robério Molinari

Se – Ennio Morricone. Trilha sonora do filme Cinema Paradiso (1988). Arranjo: Robério Molinari

The moon is a harsh mistress (1974) – Jimmy Webb. Arranjo: David Downes

Ailein Duinn – canção tradicional escocesa. Transcrição e adaptação após Meave: Robério Molinari.

Scarborough fair – canção tradicional inglesa. Arranjo: David Downes. Adaptação:
Robério Molinari

Black is the colour – canção tradicional escocesa. Arranjo: David Downes. Adaptação:
Robério Molinari

Into the west (2003) | May it be (2001) – Howard Shore. Adaptação: Helen Isolani & Robério Molinari.

Fear not this night (2012) – Jeremy Soule. Letra de Ree Soesbee. Adaptação: Robério Molinari

Descrição Imagem
Composições de Leonard Bernstein, Andrew Lloyd Webber, Astor Piazzolla e Howard Shore estão no repertório Foto: Wagner Sander | Rafael Almeida

Ficha técnica