Em busca da vacina: UFMG Talks recebe Mauro Teixeira e Ricardo Gazzinelli nesta quinta
Desde os primeiros casos de covid-19 diagnosticados na China, milhares de cientistas do mundo inteiro se uniram em várias frentes para o enfrentamento da nova doença. São inúmeros os desafios, que abrangem do diagnóstico ao tratamento, passando pelo desenvolvimento da vacina.
De um lado, em uma corrida contra o tempo, pesquisadores mobilizam insumos e recursos para desenvolver testes em busca de diagnósticos confiáveis para o novo coronavírus. Em outra frente, cientistas trabalham em mais de 140 diferentes projetos candidatos a vacina contra o Sars-Cov-2; seis deles já se encontram na fase 3 de testes, a última antes da comercialização.
Para conversar sobre as pesquisas na área desenvolvidas na Universidade, o UFMG Talks em casa recebe nesta quinta-feira, 13 de agosto, os professores Mauro Teixeira e Ricardo Gazzinelli, que abordarão também a importância de o país desenvolver métodos próprios tanto para diagnóstico quanto para imunização, de forma a não depender de tecnologias internacionais.
Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Mauro Teixeira coordena os testes em Minas Gerais da Coronavac, uma candidata à vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.
Pesquisador do CT Vacinas, Ricardo Gazzinelli é professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e atualmente trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus que utiliza o vírus da influenza como vetor vacinal.
O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.