Em evento neste mês, pesquisadores discutem resultados de estudos na Antártica
Resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFMG no continente antártico serão apresentados, de 27 a 29 de abril de 2021, no evento Antártica em Minas Gerais: avanços científicos nas áreas de medicina/fisiologia, microbiologia e arqueologia do Polo Sul e sua importância para o Brasil. As seis mesas programadas serão transmitidas pelo canal Antártica MG na plataforma Youtube. Os participantes poderão solicitar certificados desde que preencham formulário eletrônico. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento.
A iniciativa reunirá pesquisadores envolvidos em frentes diversas, como o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), os projetos Mediantar e o Mycoantar e o Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da (Leach), sediado na Fafich.
A programação, disponível nos perfis do evento no Facebook e no Instagram, prevê duas mesas-redondas por dia (uma pela manhã e outra à tarde), com participação de professores e pesquisadores do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e da Austrália. As atividades matutinas, chamadas de Mesa educação, são abertas ao grande público e têm o objetivo de divulgar as pesquisas, principalmente entre estudantes do ensino básico.
As atividades do período da tarde, chamadas de Mesa pesquisa, são
direcionadas à comunidade científica. Entre os temas que serão discutidos
nessas mesas estão microbiologia antártica, arqueologia antártica, arqueologia e patrimônio antárticos e arqueologia dos foqueiros no século 19.