Evento acadêmico

Em live nesta segunda, pesquisadoras negras falam de seus 'transcursos e virtuoses' na vida acadêmica

A série E por falar em ciência…, vinculada ao Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, promove nesta segunda-feira, 12 de julho de 2021, o bate-papo Desigualdades de raça e gênero na academia: transcursos e virtuoses de pesquisadoras negras. A live terá início às 10h, com transmissão pelo YouTube.

A conversa reunirá pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento que encontraram em suas trajetórias obstáculos gerados pelas desigualdades sociais que transcenderam as dificuldades típicas da vida acadêmica.

O objetivo do bate-papo é pôr em discussão os impasses com que mulheres negras deparam no ambiente científico diante do silenciamento histórico que elas sofrem.

Participantes

Mayra Bernardes: mestre e doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação na UFMG. Pesquisa temas relacionados ao feminismo interseccional, à representação de pessoas negras e aos discursos sobre diversidade étnico-racial na publicidade.

Cida Moura: professora da UFMG, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É membro permanente dos programas de pós-graduação em Comunicação Social e Ciência da Informação. Integra a Rede de Direitos Humanos da UFMG e a Comissão Coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Melissa Souza: graduanda em Jornalismo pela UFMG, é bolsista do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, e atua no Observatório da Comunicação Pública da Ciência.

Valéria Raimundo: graduada e mestre em Comunicação Social e doutora em Sociologia e Política. É professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, líder do Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência (Nercopc) e coordenadora do Observatório de Comunicação Pública da Ciência.

Viviane Alves: mestre em Microbiologia pela UFMG e doutora em Ciências pela Unifesp. É professora do ICB e orientadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e do mestrado profissional em Ensino de Biologia. Atua como divulgadora científica nas redes sociais.

Catarina de Almeida: doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Descrição Imagem
Viviane Alves, do ICB, coordena perfil e podcast de divulgação da ciência Acervo pessoal