Esporte e lazer

Espaço do Conhecimento abre inscrições para o Clube do Livro Guimarães Rosa

Em Cordisburgo, Minas Gerais, nascia, em 1908, João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros do século 20. O novelista, contista, romancista, diplomata e médico brasileiro morreu em 1967, mas suas obras, quase todas ambientadas no sertão e repletas de inovações de linguagem, permanecem como um legado inestimável para a cultura brasileira.

Desde abril deste ano, o Espaço do Conhecimento UFMG tem promovido o estudo da obra do autor nas reuniões on-line do Clube do Livro Guimarães Rosa, sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h, reunindo pessoas de várias idades e regiões do país. O segundo semestre da atividade será iniciado no dia 5 de agosto de 2020, com abertura de vagas para novos interessados.

A mediação é feita por Cláudia Campos Soares, professora da Faculdade de Letras da UFMG e especialista em literatura brasileira. No segundo semestre, o grupo fará a leitura e a discussão das obras A hora e a vez de Augusto Matraga (Sagarana), Famigerado (Primeiras estórias), Fatalidade (Tutameia), Campo geral e retomará a leitura de Grande sertão: veredas.

A participação no Clube do Livro é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados deverão se inscrever nesta página, de 31 de julho a 3 de agosto. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e podem se esgotar antes do fim do prazo estipulado. Os inscritos receberão o link de acesso à plataforma Zoom por e-mail. 

Uma novidade deste semestre será a transmissão ao vivo das reuniões do Clube do Livro pelo canal do Espaço do Conhecimento no YouTube, o que possibilitará que não inscritos também possam acompanhar a leitura e participar das atividades pelo chat.

Descrição Imagem
O escritor Guimarães Rosa, em viagem ao sertão mineiro, em 1952 Eugênio Silva / Revista O Cruzeiro