Evento cultural

Espaço do Conhecimento UFMG ilumina Praça da Liberdade pelo Mês do Surdo

Os campos de concentração nazistas fizeram muitas vítimas, entre elas, os surdos. Muitos foram capturados pelo regime alemão e mortos devido à deficiência auditiva. Para serem identificados, tinham uma faixa azul fixada em seus braços. Atualmente, a cor representa a luta dos surdos, que conquistaram representatividade social e seguem buscando mais acessibilidade. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do movimento na quarta-feira, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, iluminando a Praça da Liberdade de azul.

O Setembro Azul foi definido como o mês do surdo por ser repleto de datas significativas para a comunidade. O dia 26 de setembro foi instituído como Dia Nacional do Surdo por lei em 2008. Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro.

Descrição Imagem
Setembro azul na Praça Espaço de Conhecimento UFMG