Evento cultural

Exposição reúne fotografias de BH das décadas de 1960 e 1970

Na sexta-feira, 5 de julho, às 19h, será inaugurada no Centro Cultural UFMG a exposição 'Cidade Palimpséstica', como parte da programação do 51º Festival de Inverno da UFMG. A mostra tem entrada gratuita e poderá ser vista até 4 de agosto.

'Cidade Palimpséstica' traz uma seleção de 113 fotografias de Belo Horizonte realizadas entre as décadas de 1960 e 1970, expostas em formatos variados.

Por meio do material, o visitante poderá perceber as alterações espaciais da paisagem urbana experimentadas pela cidade ao longo da sua história. Essas transformações recorrentes, sobrepostas ao traçado original, estabelecem um contraste entre a cidade projetada e aquela que foi sendo habitada, dando origem a um palimpsesto urbano.

As consequências dessas mudanças serão apresentadas em quatro eixos norteadores, que se dividem entre o Centro Cultural, o Espaço Cultural da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e as estações da linha de metrô Eldorado-Vilarinho: Palimpsesto; Construir; Habitar e Espaçamentos.

Neles, os visitantes poderão observar o crescimento populacional de Belo Horizonte, o processo de verticalização, o aparecimento de bairros e favelas, os estilos arquitetônicos, as técnicas construtivas e a metropolização, que repercutiram e ainda repercutem na composição espacial e social citadina. Releituras de fotografias antigas ajudarão a aguçar essas percepções.

Limites

O módulo Espaçamentos será a atração do Centro Cultural UFMG, e tem como proposta central apresentar como o projeto da cidade de Belo Horizonte foi pensado e executado numa perspectiva de espaçamento, ordenado e circunscrito dentro dos limites da Avenida do Contorno.

Além disso, aborda as alterações que o traçado original da capital sofreu à medida que foi se expandindo, principalmente com o crescimento populacional intenso das décadas de 1960 e 1970, que fez com que os limites da Avenida do Contorno fossem extrapolados e novos espaçamentos urbanos aparecessem.

Autores

De autoria dos fotógrafos Archimedes Correia de Almeida, Gui Tarcisio Mazonni e Marcos de Carvalho Mazonni, o material exposto em Cidade Palimpséstica compõe o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos (Lafodoc), da Escola de Arquitetura da UFMG.

A curadoria da mostra é dos alunos do curso de graduação em Museologia da UFMG, sob orientação da professora Verona Segantini, da Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG, em colaboração com outros docentes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)

Descrição Imagem
Vista parcial da Avenida Afonso Pena - 1960 Marcos de Carvalho Mazonni e Gui Tarcisio Mazonni