FaE sedia a exposição 'Olhares infantis'
A exposição Olhares Infantis está aberta à visitação, no período de 26 de agosto a 6 de setembro de 2019, no Espaço ArtEducação da Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha UFMG.
A mostra compõe a investigação de mestrado em Educação, desenvolvida por Frederico Lopes, com projeto de pesquisa sobre o protagonismo infantil na Ocupação Guarani Kaiowá, sob orientação de Antônia Vitória Soares Aranha, professora na FaE.
A produção
Cinco câmeras digitais antigas foram deixadas com as crianças durante uma semana, e revezadas entre elas, para que o material fosse recolhido no sábado seguinte. O processo se repetiu durante todo o ano de 2018, tendo como desfecho a confecção de 152 fotos impressas como cartões-postais, o vídeo 'Olhares Infantis', e o filme 'GK, a gente é uma comunidade', frutos dos materiais produzidos pelas próprias crianças participantes.
A iniciativa buscou, por meio da imagem, mostrar cenas cotidianas por meio do olhar das crianças da comunidade e o modo que elas vivem, sem interferência de agentes externos a fotografá-las, fazendo com que elas próprias tivessem a possibilidade de brincar de fazer imagens, para que então, fosse colocada como cartão postal da cidade que ela, de fato, compõe.
A mostra passou por Buenos Aires (2018), na Argentina, e foi premiada em Manizales (2018), Colômbia. A entrada é gratuita e aberta ao público.
(Fonte: Frederico Alves Lopes)