Futuro dos biocombustíveis e dos veículos elétricos é tema do 'UFMG Talks' desta terça
Apesar de ainda raros no Brasil, os veículos híbridos e elétricos já são uma realidade e indicam um futuro em que o consumo de combustíveis derivados do petróleo tende a cair drasticamente. A mobilidade é um dos elementos-chave para o desenvolvimento das cidades do futuro e está diretamente relacionada à busca por fontes de energia renováveis, que gerem menos impacto ao meio ambiente.
Desde a década de 1970, o fomento à produção do etanol utilizando cana de açúcar põe o Brasil em posição de destaque no mercado internacional. Mas será que estamos no caminho certo? Existem alternativas de biocombustíveis para os setores aéreo e naval? Que investimentos em infraestrutura são necessários para ampliarmos a frota de veículos elétricos no país?
A próxima edição do UFMG Talks em casa recebe os professores Braz Cardoso, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Vânya Pasa, do Departamento de Química, para uma conversa sobre mobilidade e a transição energética dos combustíveis fósseis para o carbono zero. O evento está marcado para esta terça-feira, 17 de novembro de 2020, a partir das 19h.
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, Braz Cardoso desenvolve pesquisas sobre a aplicação da eletrônica de potência em sistemas de energia elétrica, fontes de energia renováveis e veículos elétricos. Docente do Departamento de Química da UFMG e coordenadora do Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), Vânya Pasa estuda novos materiais renováveis e biocombustíveis.
O UFMG Talks em casa é transmitido pelo canal da TV UFMG no YouTube e pela página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.